Saída de campo "A Reconquista de Olivença" e trabalho de sistematização

10 Fevereiro 2020, 10:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

FEVEREIRO                        2ª FEIRA                               3ª AULA

 

10

 

Saída de Campo – Espectáculo A reconquista de Olivenza de Ricardo Neves-Neves e Flipe Raposo, Teatro São Luiz, 8.2.2020, 21:00 às 23:00.

 

Recomenda-se a leitura de entrevista a Ricardo Neves-Neves e a Filipe Raposo por Gabriela Lourenço.

 

https://issuu.com/teatro_sao_luiz/docs/folhadesala-16x23-5_ab716d79ea4595

 

A entrevista recomendada ajuda ao entendimento de como um mundo caótico em cena pode trazer ao espectador um sentimento de prazer e alegria. Para que isso aconteça, torna-se necessário que cada um seja capaz de filtrar caminho próprio ao mesmo tempo que assiste ao decurso da peça. Essa tarefa poderá estar facilitada numa visão de superfície pela multiplicidade de referências, pelos jogos de linguagem, pelos gags, pela movimentação individual e grupal em cena, pelos arranjos de cena, por objectos em cena com diversas referências, por figurinos que contam umas histórias e outras histórias, por cenários velozes e multicoloridos inspirados no que antes era telão e agora é alta tecnologia, pela eficácia musical e vocal que preenche vários tempos ao abrigo de um espaço em fuga, pelo sentido de desconstrução que impera em todo o espectáculo e que engole o espectador.

É por tudo isto que a aparência parece contribuir para um espectáculo acessível, a ser consumido em bom ânimo, e assim vir a ser lembrado.

A relação de cada espectador com A Reconquista de Olivenza poderá não tornar consciente o enorme esforço mental vivido em labirinto neuronal. Fazer escolhas, seguir percursos próprios mesmo que não previamente traçados e muitas vezes alvo de rememorações fortuitas torna-se provavelmente o exercício menos recomendável. A sua execução pode causar desorientação e poderá destruir o prazer esperado.

Este espectáculo avassalador parece querer recuperar a ordem barroca que se baseia não tanto no aparente caos mas na eficácia de uma estrutura complexa e rigorosa, detalhada ao pormenor. A estética barroca identifica cada elemento por si providenciando a sua inserção em modelos dinâmicos expansivos cujo sentido é multiplicável até, digamos, ao infinito.

Será que fomos transportados até ao infinito? É claro que fomos! Atentos à finitude das nossas naturezas e ao cansaço mental causado por um espectáculo como este, que de tanto nos querer fazer rir e que riamos das nossas misérias colectivas, nos quis fortalecer com História, histórias e historietas, episódios, ocorrências, incidentes e peripécias, assim nos impedindo de acedermos a uns tantos tempi de quietude.

 

Tendo estado a receber dos alunos documentação (resumo em duas línguas e índice provisório) sobre o actual estado da investigação de cada um, farei comentário individual para cada envio e apresentação de resultados em aula.

 

No dia de hoje João Henriques e Cyntia Floriani referenciaram o ponto de situação das suas investigações, dificuldades no relacionamento institucional, constatação da necessidade de ir criando novas estratégias em cada momento da investigação. Esta fase de captação de interesses terminará em breve, após a qual serão sugeridos exercícios de apresentação de partes capitulares das respectivas dissertações em produção.