Ronda pela ideia de uma dissertação de doutoramento em curso
22 Fevereiro 2021, 10:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
FEVEREIRO 2ª FEIRA 4ªAULA
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Tomámos em mãos os trabalhos que ainda precisam de discussão para melhor clarificação das ideias de quem os apresenta.
Estão neste caso o pequeno ensaio de Patrícia Anthony que desenvolveu a sua tese intitulada Migrações na cena – Influências e Desdobramentos das Migrações na criação teatral entre Portugal e o Brasil e que se encontra ainda em fase preliminar.
A aluna voltou a ser interpelada pelas colegas Maria João Vicente e Maria-Josefina Fuentes. A primeira considera o projecto de Patrícia Anthony próximo de anteriores experiências suas, no que diz respeito à relação artística com estrangeiros, ao uso de diferente línguas e culturas e às diferentes soluções então encontradas. Já Maria-Josefina Fuentes refere as dificuldades em manter contacto com estrangeiros no âmbito de um dificuldades que um projecto de investigação pode encontrar justamente nos contactos a estabelecer com colaboradores estrangeiros. Patrícia Anthony reconhece essas dificuldades, mas não parece temê-las por enquanto. Eliane Ramin e Rocio Perez questionam também a colega. A primeira pretende ser esclarecida sobre a ideia de “teatro liberatório”, no sentido de um tipo de teatro que tem uma função colaborativa no bem-estar dos seus intérpretes. A segunda refere experiências próprias na área artística, tal como Maria João Vicente antes o fizera, associadas à sua experiência no Equador. Paúl Sanmartin tomou a seguir a palavra para se manifestar sobre um aspecto de relevo, num trabalho como o da Patrícia Anthony e que diz respeito à ideia de que migração tem de ser apropriada de diferentes perspectivas.
Coloquei à Patrícia Anthony questões relacionadas, entre outras, com o que distingue migrante de exilado, de refugiado, de exilado interior, pois considero importante manter estas distinções numa investigação que tem como centro as migrações, embora em determinadas circunstâncias possamos considerar haver pontos de contacto entre as referidas categorias.
O avanço das auscultações prosseguiu com a questionação ao trabalho de Rocio Perez com o título Cuerpo sensible, primer instante sensitivo, dejarse topar por los sentidos. Josefina Fuentes inquiriu Rocio Perez sobre a função das palavras e dos seus significados no contexto do que a autora define como Corpo Sensível. Eliane Ramin salientou a qualidade e a capacidade da experiência do corpo na proposta de Rocio Perez, o que levou a esta a expor algumas das experiências e exercícios que tem vindo a fazer com os seus alunos na Universidade onde trabalha.
Verificou-se que até ao presente a investigação de Rocio Perez é de natureza mais prática e que o pensamento teórico, já requerendo a sua atenção, deverá ser desenvolvido com mais consciência e sistematicidade. A questão de Patrícia Anthony foi neste sentido. Maria João Vicente levantou a questão dos migrantes de diferentes gerações, o que é sem dúvida um elemento a ser considerado sob várias perspectivas neste contexto.
A ronda pelas propostas dos alunos já desenhadas e em estudo concluir-se-á, nesta fase, na próxima 2ª feira, com a questionação ao trabalho de Paúl Sanmartin apresentado com o título Noción de “kamaq” como matriz andina de creación escénica para la dirección teatral.
Retornaremos à proposta de Maria-Josefina Azócar Fuentes, Cuerpos vocales nomádicos revelando formas de habitar para sermos esclarecidos sobre como se realizam os exercícios práticos que ajudam a calibrar a ideia de corpo vocal. Interessa à nossa questionação uma passagem da sua apresentação escrita: «atender a la materialidad sonora como espacio de reflexión y construcción de sentidos posibles más allá de la palabra. Como corporalidad sonora que permite agenciar mundos y que no pretende necesariamente significar.»
Maria João Vicente encontra-se em busca de um novo tema para dissertação, uma vez que se desgostou do anteriormente escolhido. A aluna está plenamente consciente da necessidade de resolver este assunto. Mostrei a minha disponibilidade para a ajudar no que for necessário. O seu tempo oficial está controlado.
De acordo com a extensão e valor das discussões, daremos então espaço à proposta artística já enunciada e recomendada.
https://www.youtube.com/watch?v=EyNTCyPFFJA
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