Sumários
Estudar uma estação de arte rupestre - exemplos práticos.
16 Novembro 2018, 12:00 • Andrea Martins
Apresentação de vários casos de estudo de uma estação de arte rupestre: âmbito académico, projecto investigação e a nível empresarial - minimização de impactes.
Introdução ao estudo das placas/pesos de tear.
Parâmetros descritivos e preenchimento de inventário de peça.
Primeira abordagem à descrição da iconografia simbólica existente nestes artefactos do povoado de Vila Nova de São Pedro.
Métodos de registo e de estudo de uma estação de Arte Rupestre
2 Novembro 2018, 12:00 • Andrea Martins
Métodos de registo e levantamento de uma estação de arte rupestre - pinturas ou gravuras.
Historiografia das metodologias de registo gráfico e os métodos actuais.
Parâmetros de análise de uma estação de arte rupestre.
Análise do regulamento dos trabalhos arqueológicos para a realização deste tipo de estudos.
Arte Rupestre do Vale do Côa - 20 anos Declaração de Património Mundial da Unesco
26 Outubro 2018, 12:00 • Andrea Martins
Arte Rupestre do Vale do Côa - 20 anos Declaração de Património Mundial da Unesco
Apresentação inserida nas comemorações do 20º aniversário da Declaração de Património Mundial da Unesco do complexo artístico do Vale do Côa.
Historiografia - a Batalha Côa.
A revolução administrativa central que o processo Côa originou: IPA e CNART. A actualidade da arqueologia portuguesa e gestão da Arte Rupestre e do Vale do Côa.
Periodização cronológica da arte do Côa.
Principais sítios arqueológicos e núcleos de gravuras e pinturas.
Características tipológicas, estilísticas e artísticas das gravuras do Côa.
A arte holocénica: Pré-história recente e Idade do Ferro.
A arte móvel.
Outros locais com arte rupestre paleolítica em Portugal.
Contextualização crono-cultural. Abordagem historiográfica.
19 Outubro 2018, 12:00 • Andrea Martins
Contextualização crono-cultural da disciplina - O neolítico e o calcolítico em Portugal.
Historiografia, teorias interpretativas, principais sítios arqueológicos. Os materiais arqueológicos característicos de cada período.
A arte rupestre em Portugal - primeira parte:
- Enquadramento: a descoberta, identificação e certificação das pinturas rupestres no âmbito europeu - o caso de Altamira e as grutas do sul de França.
- Historiografia: os primeiros estudos científicos.
- Historiografia: Portugal - primeiras identificações e primeiros estudos científicos.