Introdução ao programa deste seminário, principal Bibliografia e Avaliação
23 Setembro 2016, 08:00 • Catarina Viegas
Introdução ao programa deste seminário, principal Bibliografia e Avaliação.
Informações sobre o funcionamento das aulas e forma de aceder à plataforma Moodle.
1.Nome da unidade curricular
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual 4 – época romana.
2.Ciclo de estudos
2º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
-
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objectivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam reconhecer as principais categorias de cerâmica do período romano e o seu potencial informativo (OP1). A cerâmica é valorizada especialmente pela possibilidade que oferece para o conhecimento de diferentes aspectos relativos às sociedades antigas, como sejam os de âmbito socio-cultural, tecnológico, as relações comerciais e a economia antiga, sem nunca esquecer o excelente elemento datante que constitui (OP2).
São abordadas as principais questões e metodologias em causa no estudo de um conjunto cerâmico desta época procurando reconhecer-se as suas potencialidades e limites (OP3).
5.Learning outcomes of the curricular unit
The main learning outcomes of this UC is to provide students with the knowledge to recognize the major categories of Roman pottery and their informative potential (OP1). Roman pottery is approached as a mean to understand different issues of ancient society, as social, cultural and technologic aspects, as well as an indicator of commercial relations and ancient economy, not forgeting the excelent dating element it provides (OP2).
The main issues ralating to the methodologies involved in the study of a pottery assemblage (their limits and possibilities) are also discussed (OP3).
6.Conteúdos programáticos
1. Introdução. Potencial informativo da cerâmica.
2. Metodologia da investigação: tipologia, métodos laboratoriais e quantificação.
3. Caracterização geral da produção de cerâmica.
4. Cerâmica comum romana regional, local e importada.
5. Principais tipos de cerâmica de mesa importada do período romano: Campaniense, “paredes finas”, cerâmica vidrada, terra sigillata.
5.1. História da investigação. Geografia da produção e do consumo. Caracterização cronotipológica.
6. Padrões de consumo e ritmos de importação em centros de consumo do território hoje português numa abordagem comparativa.
6.Syllabus
1. Introduction. Pottery informative potential.
2. Research methodology: typology, laboratory approaches and quantification.
3. General characterization of ceramic production.
4. Roman common wares: regional, local and imported.
5. Major types of imported fine wares from the Roman period: Campanian, thin walled ware, glazed ceramic, terra sigillata.
5.1. History of research. Geography of the production and consumption. Chrono-typological caracterization.
CP6. Consumption patterns and rhythms of import in consumption centers of the Portuguese territory : a comparative approach.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objectivos enquadram-se bem nos temas que o programa aborda. Concretamente, o conhecimento acerca das diferentes categorias cerâmicas de época romana obtém-se através do desenvolvimento dos vários pontos do programa (concretamente o ponto 3, 4, 5 e 6). Relativamente ao reconhecimento do potencial informativo deste material, a abordagem contida nos pontos 1, 2 e 6 permite ao estudante o contacto com as metodologias actuais para o estudo da cerâmica romana nas suas diferentes vertentes, assim como as suas limitações.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
The syllabus is well ajusted with the curricular unit’s objectives. Specifically, knowledge about the different categories of Roman pottery is obtained through the development of the subjects on 3, 4, 5, and 6 of the syllabus. Concerning the informative potential of this material, the approach contained in topic 1, 2 and 6 allows the student to contact with the current methodologies for the study of Roman ceramics in its different aspects as well as their limitations.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Os diferentes temas serão objecto de exposição teórico-prática apoiada em meios audiovisuais (apresentações PPT) e será dada a possibilidade de manuseamento, observação e estudo das diversas categorias cerâmicas. Possibilidade de realização de visitas de estudo e observação do trabalho de olaria num contexto de produção tradicional em sessões de carácter mais prático.
Material de apoio e outros recursos (PDF, links para sites de interesse, etc.) são disponibilizados na página Moodle da UC criada para o efeito.
A avaliação segue os princípios do Regulamento Geral de Avaliação (RGA) e é feita através da realização de um trabalho prático de estudo de um conjunto cerâmico (75%). Participação activa nas sessões, apresentação e discussão do trabalho prático realizado (25%).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
Different topics will be the subject of seminar type classes supported by audiovisual media (PPT presentations) and it will be given the possibility of handling, observing and studying various categories of Roman ceramics in more practical sessions. Possibiliity to have study visits to traditional potters working today.
Bibliography and other resources (PDF, links to sites of interest, etc..) are available at the UC Moodle page created for the purpose.
The evaluation follows the principles of the General Regulations os Evaluation (RGA) and is made by performing paper about the study of a ceramic assemblage (75%). Active participation in the sessions, presentation and discussion of the practical work (25%).
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os seminário teórico práticos fornecem as abordagens relativas à caracterização das diferentes categorias cerâmica de época romana, metodologias para o seu estudo e potencial informativo. As sessões práticas permitem contactar de perto com os diferentes tipos de materiais discutindo-se os problemas inerentes à sua identificação e caracterização.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
The seminar classes provides practical/theoretical approaches concerning the characterization of different categories of Roman pottery, methodologies for their study and potential informative. The practical sessions allow a close contact with the different types of materials discussing the problems inherent in their identification.
10.Bibliografia
BELTRÁN, M. (1990) - Guía de la Cerámica Romana. Zaragoza: Libros Pórtico.
VVAA, (2003), La céramique - La Poterie du Néolithique aux temps modernes, Paris: ed. Errance.
Py, M., (1993) - Lattara 6. Dicocer – Dictionaire des Céramiques Antiques (VIIs av.n. e – VIIs de n.e.) en Mediterranée nord-occidentale (Provence, Languedoc, Ampurdan) - Lattes.
Py, M. , Adoher Auroux, A.M., Sanchez, C. (2001) - Lattara 14 (vol.1 e 2) Dicocer – Corpus des céramiques de l’Âge du Fer de Lattes (fouilles 1963-1999). Lattes.
BERNAL CASASOLA, D. e Ribera i Lacomba (eds) (2008) – Cerámicas hispanorromanas. Un estado de la questión, Cádiz: Universidad de Cádiz /Fundación Pouroulis.
ROCA ROUMENS, M,. e FERNÁNDEZ GARCÍA, M. I. (coords) (2005) – Introducción al estudio de la cerámica romana. Una breve Guía. Monográfico nº 1 de CVdas, Málaga : Serv. Public. de la Universidad/Asociácion Cultural CVDAS.
Bibliografia específica será indicada no decurso das aulas assim como outros recursos disponíveis na net.
11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
O horário de atendimento será divulgado no início do ano lectivo.