Sumários
1. Introdução - f) e g)
30 Setembro 2025, 14:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Introdução - alíneas c) a e)
23 Setembro 2025, 14:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
1- Introdução
d.Metodologias utilizadas nos estudos sociolinguísticos
Apresentação
16 Setembro 2025, 14:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Apresentação dos objetivos do seminário, do programa e da bibliografia. Definição dos elementos e critérios de avaliação.
1. Aspetos introdutórios
a. Objetivos do uso de uma abordagem sociolinguística
b. A abordagem sociolinguística ao estudo das línguas
c. Os principais fatores extralinguísticos de variação
d. Metodologias utilizadas nos estudos sociolinguísticos
e. Como desenvolver estudos de índole sociolinguística
f. Fenómenos fonológicos linguisticamente condicionados
g. Fenómenos fonológicos variáveis em função de fatores sociais
2. Os fenómenos linguísticos variáveis
a. Os principais fenómenos fonético-fonológicos variáveis do português
i. Fenómenos de reforço das sílabas acentuadas
ii. Fenómenos de redução e de simplificação das sílabas átonas
b. Outros fenómenos linguísticos variáveis
3. Como aplicar a metodologia sociolinguística num novo estudo
a. Definição dos objetivos da pesquisa
b. Identificação da variável linguística
c. Identificação da comunidade linguística alvo
d. Identificação dos fatores linguísticos condicionadores do uso
e. Identificação dos perfis de falantes a contemplar na pesquisa
f. Como fazer a extração ou a recolha dos dados – questões éticas e boas práticas de uso e de tratamento e preservação dos dados linguísticos
g. Classificação e quantificação das ocorrências
h. Interpretação dos resultados e análise linguística
Bibliografia
Barbosa, Pilar; Maria da Conceição Paiva; Celeste Rodrigues. 2017. Studies on Variation in Portuguese. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
Brissos, Fernando; Celeste Rodrigues. 2016. Vocalismo acentuado do Noroeste português - descrição acústica, variação dialectal e representação fonológica, Revue Romane, John Benjamins Publishing Company, 51-1: 1-35. (ISSN 0035-3906 E-ISSN 1600-0811) DOI: 10-1075/rro.51.1.01bri
Hernández-Campoy, Juan M. 2016. Sociolinguistic Styles. Malden/Oxford/Chichester: Wiley Blackwell.
Labov, William. 1994. Principles of Linguistic Change – Internal Factors. Malden/Oxford: Blackwell.
Labov, William. 2001. Principles of Linguistic Change – Social Factors. Malden/Oxford: Blackwell.
Macauley, Ronald K.S. 1997. Standards and Variation in Urban Speech. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
Milroy, Lesley; Mathew Gordon. 2003. Sociolinguistics – Method and Interpretation. Malden/Oxford/Melbourne/Berlin: Blackwell.
Mooney, Annabelle; Betsy Evans. 2019. Language, Society & Power – an introduction. Oxon/NY: Routledge [1ª ed. 1999].
Rodrigues, Celeste. 2016. Variação sociolinguística. In Martins, Ana Maria & Ernestina Carrilho. Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter, 98-115.
Rodrigues, Celeste. 2024. Sound variation in European Portuguese. In Zampaulo, A. (ed.). The Routledge Handbook of Portuguese Phonology. London/NY: Routledge Taylor & Francis, 207-227. eBook ISBN9781003266648
Rodrigues, Celeste; Dermeval da Hora. 2016. Main current processes of phonological variation, in Wetzels, L., Menuzzi, S. & Costa, J. Handbook of Portuguese Linguistics, Wiley-Blackwell, Chap. 28, p. 504-525.
Rodrigues, Celeste; Maria da Conceição Paiva. 2016. Attitudes towards standard European Portuguese - Braga speakers, In: Rudolf Muhr, Eugênia Duarte, Amália Mendes, Carla Amóros Negre, Juan Thomas (eds.) 2016: Pluricentric Languages and non-dominant Varieties worldwide: Pluricentric Languages across continents - Features and usage., Vol.2: Pluricentric Languages and non-dominant varieties worldwide: Pluricentric Languages across continents - Features and usage, Wien et al., Peter Lang Verlag. p. 247-260.
Tagliamonte, Sali. A. 2006. Analysing Sociolinguistic Variation. Cambridge: CUP.
Avaliação
• A avaliação será feita com base na nota de um teste e de um trabalho escrito individual (eventualmente acompanhado de uma exposição oral), com ponderação da assiduidade e participação em aula.
• O teste escrito será realizado no dia 16 de dezembro.
• O trabalho deve ser entregue em versão impressa até ao dia 6 de janeiro, podendo ser precedido de exposição oral, desde que esta possa ser efetuada entre 25.11.2015-9.12.2025. Todas as exposições orais devem ser acordadas entre docente e aluno previamente.