Sumários
Acesso ao significado
19 Março 2024, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Estratégias de aprendizagem (EA):
- tipologia das EA de uma LE/L2;
- ensino explícito das EA;
- investigação sobre EA.
Discussão do texto:
Anderson, N. J. (2005). L2 Learning Strategies. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (pp. 757-772). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Aprendizagem de línguas em contexto multilingue
12 Março 2024, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Por um ensino multilingue e multicultural.
O modelo pedagógico "Translanguaging".
O papel da L1 e de outras línguas previamente adquiridas
5 Março 2024, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
O papel da L1 na aquisição de uma língua segunda ou de uma primeira língua estrangeira.
O papel da L1 e das restantes línguas previamente adquiridas na aquisição de língua terceira ou língua adicional.
Fatores que afetam a transferência das línguas previamente adquiridas.
Discussão do seguinte artigo:
De Angelis, J. (2007). Factors Affecting Non-native Language Influence. In G. De Angelis, Third Additional Language Acquisition (pp. 19-40). Clevedon: Multilingual Matters.
Acesso ao significado: compreensão oral
27 Fevereiro 2024, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão oral:
- desafios e oportunidades na instrução da audição;
- competência auditiva;
- um modelo de compreensão auditiva;
- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.
Discussão do artigo:
Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.
Acesso ao significado: compreensão escrita
20 Fevereiro 2024, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão escrita:
- microhabilidades e estratégias;
- tipos de leitura e ensino da leitura;
- atividades para o desenvolvimento da compreensão escrita.
Discussão do artigo:
Grabe, W. (2014). Key Issues in L2 Reading Development. In X. Deng & R. Seow (eds.), Alternative Pedagogies in the English Language & Communication Classroom (pp. 8-18). Singapore: National University of Singapore.