Futuros contingentes (7)

16 Março 2020, 11:00 Ricardo Santos

A solução ockhamista para o problema dos futuros contingentes (continuação). A semântica TRL Simples e a objecção de Belnap-Green. Para os ockhamistas (ou pelo menos para muitos deles), muitas predições contrafactuais (declarações que dizem o que iria acontecer se uma certa condição, que não vai realizar-se, se realizasse) são verdadeiras; mas na semântica TRL simples, elas são sempre falsas, pois se um momento está fora da TRL, nenhum momento no seu futuro pertence à TRL – mesmo uma predição como F(p Ú Øp) seria falsa em momentos fora da TRL.

A semântica TRL Dinâmica: a TRL é uma função que atribui a cada momento a sua história verdadeira. Revisão da definição de verdade. Como deve a função TRL(m) ser especificada? Duas condições necessárias: (i) todo o momento pertence à sua própria TRL; (ii) os momentos que pertencem ao futuro verdadeiro de um momento m herdam de m esse mesmo futuro verdadeiro. Problema: o princípio p ® PFp não é válido nesta semântica. A solução proposta por Øhrstrøm (2009) abandona um elemento essencial do ockhamismo, pois deixa de estar disponível uma noção absoluta de verdade num momento.

Balanço final: o ockhamismo enfrenta um impasse. Poderão os ockhamistas abandonar simplesmente a TRL (como sugeriu Iacona 2014)?

[Por causa do problema do covid-19, esta aula foi dada por videoconferência em 19/03/2020.]