Sumários
Aula nº14 (17/12/20)
17 Dezembro 2020, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A teologia filosófica. A questão disputada da existência de Deus. A questão do apriorismo da existência de Deus: S. Tomás de Aquino; S. Boaventura e João Duns Escoto. Guilherme de Ockham: o conceito de Deus; a via da conservação; a recuperação da ratio Anselmi.
Apresentação de trabalhos em curso: Isabel Braz, sobre o seu percurso nas artes e a questão de Deus na história da filosofia; Margarida Moreira, sobre São Tomás de Aquino
Aula nº13 (10/12/20)
10 Dezembro 2020, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A teologia filosófica. A questão disputada da existência de Deus. João Duns Escoto: a via da causalidade eficiente; da asseidade possível à asseidade actual do primeiro eficiente; o conceito de ente infinito; a coloratio do argumento anselmiano.
Exposição de trabalhos em curso: Sara Colaço, sobre o Pseudo-Dionísio e São Boaventura.
Aula nº12 (3/12/20)
3 Dezembro 2020, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A teologia filosófica. A questão disputada da existência de Deus. São Tomás de Aquino contra Santo Anselmo: a questão da demonstrabilidade da existência de Deus; as descrições de Proslogion 2 e 3 em dissonância com as respectivas refutações; outras formas de afirmação da existência de Deus como evidência imediata. A alternativa: as cinco vias tomistas.
Exposição de trabalhos em curso: Eugénio Neves, sobre a filosofia social e política de São Tomás de Aquino.
Aula nº11 (26/11/20)
26 Novembro 2020, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A teologia filosófica. A questão disputada da existência de Deus. São Boaventura por Santo Anselmo: a multiplicação das vias; as vias anselmianas de S. Boaventura.
Exposição de trabalhos em curso: João Miranda, sobre a exegese medieval.
Aula nº10 (19/11/20)
19 Novembro 2020, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A teologia filosófica. A questão disputada da existência de Deus. O conceito anselmiano de Deus: um conceito a priori? O conceito de algo totalmente omnipresente: o pleno. Santo Anselmo e o seu primeiro crítico, Gaunilo: a questão do conhecimento de Deus (uma intuição intelectual?); a ilha perdida; pensar (cogitare) e inteligir (intelligere); existência do eu e existência de Deus; de novo, o conceito de supremo (maius omnibus) e o sentido do argumento único.