A Filosofia da Cultura será abordada em três linhas teóricas principais:
16 Setembro 2019, 17:00 • Adriana Veríssimo Serrão
O seminário oferece um enquadramento teórico de elevado nível de especialização para o Curso de doutoramento em Filosofia. Propõe-se um tema filosófico transversal desde a Modernidade até à actualidade, com implicações na metafísica, na antropologia filosófica, na estética e na ética.
A Filosofia da Cultura será abordada em três linhas teóricas principais:
I. A ideia de Cultura entre Aufklärung e Romantismo: na esfera da razão e do progresso da Humanidade. Rousseau: a cultura como afastamento da natureza. Kant: a cultura como moralidade. Herder: a individualidade das culturas.
II. A ideia de cultura no desfasamento entre História e civilização. Diagnósticos da decadência: Spengler e Nietzsche. A tragédia da cultura ou o afastamento entre cultura subjectiva e cultura objectiva (Simmel).
III. A civilização tecnológica e a urgência de uma ética para o futuro (Hans Jonas). Modernidade e sociedade líquida (Zygmunt Bauman).
Avaliação : O seminário é de carácter presencial.
Requere-se dos alunos a participação activa nas sessões do seminário, incluindo a preparação dos textos de trabalho e a proposta pessoal de leituras.
Cada aluno fará, pelo menos, uma apresentação formal acompanhada do guião (a distribuir) e um texto final de síntese.
Os mestrandos são encorajados a estabelecer articulações entre os conteúdos leccionados e os respectivos temas individuais de investigação.
Este seminário tem ainda como objectivo criar condições para que os alunos possam determinar as linhas fundamentais, tanto temáticas como metodológicas, das suas teses.