Sumários

Os escritores portugueses no panorama internacional

15 Outubro 2024, 11:00 Rita Patrício

Os escritores portugueses no panorama internacional:  antologias, revistas, traduções. O cânone literário português lido pelos lusófilos finisseculares. A relevância da correspondência para a reconstituição das redes lusófilas. As efemérides (o centenário de Camões e o de Garrett) e os processos de canonização.


Antero de Quental e Giacomo Leopardi: um diálogo possível?

8 Outubro 2024, 11:00 Rita Patrício

Giacomo Leopardi e Antero de Quental são poetas subjectivos e poetas da história, mas a sua faceta “pessimista” nunca coincide com a vertente melancólica de certa literatura do século XIX. Ao contrário, a reflexão que se desenrola à volta da identidade sujeito-natureza-história, central nos dois percursos poéticos e especulativos, vai parar na elaboração de um “sistema” que inclui a formulação de um pessimismo, no fim de contas, sui generis, e que coincide com a «conversão» individual da poesia para a filosofia e, num plano mais geral, com o "fim da poesia" enquanto expressão do movimento dos povos e da história. 
Neste seminário analisar-se-ão os pontos de contacto entre as duas experiências poéticas, a partir do conhecimento que Antero teve da obra leopardiana, da leitura que fez dela (e, nomeadamente, em A poesia na actualidade) e dos recursos que eventualmente nela encontrou para à sua própria poesia, especialmente a do último ciclo dos Sonetos Completos.


Sonetos Completos: o projecto anteriano de "memórias duma consciência"

1 Outubro 2024, 11:00 Rita Patrício

Leitura e comentário de excertos de cartas de Antero de Quental - a Alberto Sampaio (1883), a Oliveira Martins (1885), a Carolina de Michaelis (7 de Agosto de 1885), a Tommaso Cannizarro (24 de Junho de 1886), a Jaime de Magalhães Lima (13 de Outubro de 1886), a Fernando Leal (12 de Novembro de 1886) - relativos ao projecto de publicação de Sonetos Completos: da colecção ao ciclo; o lugar do soneto na poética anteriana; pastiche e autoria; a emergência de uma poética da impessoalidade 


Antero de Quental: algumas questões prévias

24 Setembro 2024, 11:00 Rita Patrício

Leitura e comentário da carta de Antero a Wilhelm Storck, de 14 de Maio de 1887: a construção da figura do autor; o estatuto da epistolografia na obra de um autor; a relação entre biografia e bibliografia.


Leitura e comentário da "Nota" (posfácio à primeira edição) de Odes Modernas: o princípio da relação entre modernidade e poesia em Antero.


Apresentação do programa e da metodologia de avaliação

17 Setembro 2024, 11:00 Rita Patrício

Apresentação dos objectivos do seminário: programa, metodologia de funcionamento das aulas, metodologia e calendarização da avaliação.

Regime de avaliação comunicado aos alunos:  a avaliação contemplará a qualidade da intervenção oral e incluirá um trabalho escrito, cuja preparação será acompanhada pela docente e que será objecto de apresentação e debate em tempo lectivo; apresentação dos trabalhos: as duas últimas aulas; entrega do trabalho final: 10 de Fevereiro.