Beatriz e Francesca. Conceitos de amor e questões de poética.

28 Setembro 2021, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Retoma de tópicos tratados no seminário anterior: a afirmação de uma figura autoral na obra de Dante; itinerário espiritual e caminho poético.
Os conceitos de intratextualidade e de intertextualidade: sua pertinência.
Revisão e transformação: processos constantes de um percurso variado; a importância do canto palinódico na obra dantesca.
Representar a superação: os cantos XXIV e XXVI do Purgatorio ( Commedia). Uma comparação com o canto XXXIII (Purgatorio, Commedia). A "missão" do poeta: palavra e profecia.
Beatriz, "quella ch' imparadisa la mia mente" (Paradiso, XXVIII, 3): possibilidades e desafios linguísticos. A figura feminina como guia "ad Deum".
Dante e a tradição poética medieval. A memória de Guido Guinizzelli.
Francesca da Rimini na Commedia (Inferno, V): a eloquência do "contrapasso"; a leitura como experiência de identificação (os perigos da literatura, à luz das tradições clássica e judaico-cristã); Francesca, uma anti-Beatriz?
"Libertà va cercando" (Purgatorio, I, 71): o amor como estímulo para a "caritas". Dante, leitor de S. Tomás de Aquino.
Contrastes reveladores: a lição tomista e a lição agostiniana; sua marca na visão do mundo e na construção da obra poética de Dante e de Petrarca.