Apresentações orais; D. Quixote e Quixotismo
16 Dezembro 2015, 16:00 • Ângela Fernandes
Entrega, pelos estudantes, do segundo trabalho escrito (versão prévia do ensaio final). Calendarização das conversas individuais sobre estre trabalho na sessão do dia 6 de Janeiro de 2016.
A evolução das leituras de Don Quijote até ao século XIX, da apreciação da comicidade à valorização de um simbolismo filosófico. Ainda as alusões ao romenace na obra de Almeida Garrett: o jogo com os recursos narrativos de matriz cervantina, e as reflexões em torno do “quixotismo”, no quadro da dualidade romântica que associa o par D. Quixote – Sancho à oposição ideal – matéria.
Intervenções orais preparadas pelos alunos sobre episódios de D. Quijote de la Mancha: o discurso de Marcela e a defesa da liberdade feminina (I, 14); a aventura com os “yangueses” e o protagonismo de Rocinante (I, 15); a luta com os rebanhos e a replicação das etapas habituais das aventuras de D. Quixote (I, 18).
Breve menção ao conto“D. Quixote contra Herodes”, de Aquilino Ribeiro: o cruzamento de referências culturais e literárias do universo hispânico.