De Borges a Cervantes

14 Outubro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência “Como Borges Escrevia”, proferida pelo Professor Daniel Balderston, da University of Pittsburgh, a que a turma assistiu no dia 13 de Outubro: a importância do estudo dos manuscritos e do “laboratório do escritor” no quadro da pesquisa filológica (e da Crítica Textual e das Humanidades Digitais); a abordagem da obra de Jorge Luis Borges com base numa analogia entre o processo criativo do autor e a sua concepção da literatura como discurso inacabado.

Breve ponto de situação relativamente aos trabalhos a elaborar durante o semestre; indicações bibliográficas adicionais e considerações sobre princípios de referenciação e citação.

Início do estudo do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: a apresentação inicial dos elementos centrais da narrativa, e o desenho da figura do protagonista enlouquecido pela leitura (I,1). Breve referência ao contexto literário espanhol e europeu em que surge o romance de Cervantes e às tendências da ficção narrativa no início do século XVII: a novela “de cavalarias”,  a novela pastoril e a picaresca.