Don Quijote de la Mancha: leitura, intervenção e validação da história

18 Novembro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Conversas individuais (prévias ao seminário) sobre as propostas de trabalho apresentadas pelos estudantes.

Continuação da leitura e comentário de Don Quijote: a importância do conhecimento da primeira parte da obra pelas personagens da Segunda Parte; os casos de Sansón Carrasco (II, 3) e dos Duques (II,30), leitores do primeiro volume das aventuras de D. Quixote e, por isso, participantes privilegiados no jogo de “invenção” de novas aventuras ao longo da Segunda parte. As burlas insistentes dos Duques e o juízo de Cide Hamete sobre a sua “loucura” (II, 70). A notícia da circulação de uma Segunda Parte das aventuras de D. Quixote e Sancho, e a denúncia da sua “falsidade” a partir de II, 59.

Escolha, pelos alunos, de um episódio do romance de Cervantes para apresentação oral nas sessões dos dias 2 e 16 de Dezembro.

Apresentação de uma palestra sobre os livros de cavalarias no contexto peninsular e italiano nos séculos XVI e XVII pela Professora Isabel Almeida, do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL.