Don Quijote de la Mancha: questões de representação e interpretação

11 Novembro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Entrega, pelos alunos, do primeiro trabalho escrito (recensão de artigo) e da proposta de tema para o ensaio final.

Continuação do estudo do romance de Cervantes: a Segunda Parte e a terceira saída de D. Quixote, após notícia da publicação do volume com as suas aventuras anteriores. O aparecimento de Sansão Carrasco, a informação sobre a história da autoria de Cide Hamete, e os comentários de D. Quixote sobre a composição dessa narrativa (II, 3): evocação de conceitos de póetica e retórica, e explicitação de princípios de leitura e de crítica literária.

A astúcia de Sancho e o encantamento de Dulcineia (II, 10): a inversão de papéis no par protagonista e a capacidade inventiva de Sancho no quadro da lógica cavaleiresca de D. Quixote.

A reiteração da dificuldade de manter nítidas as fronteiras entre arte e vida: as atitudes de D. Quixote perante a representação dos fantoches de Maese Pedro (II, 26), da distanciada consciência crítica até à intervenção emotiva; a questão da leitura “al pie de la letra”.