Sumários

Nacionalismos e pensamento crítico sobre a nação no século XIX

9 Outubro 2015, 16:00 Teresa Maria Menano Seruya

Rousseau e Fichte; duas abordagens sobre a pertença nacional.

A "Questão Alemã": o 'complexo da pátria' e a 'doença da Alemanha' ('Leiden an Deutschland'). Seguimos textos de João Barrento.
A Revolução de 1848/9. O hino alemão e a ambiguidade do poema de Fallersleben.
A difícl conciliação, na 'Alemanha', entre nacionalismo e democracia. O caminho após o fracasso da Revolução de 1848 e razões deste.


O pensamento sobre a nação até 1815

7 Outubro 2015, 16:00 Teresa Maria Menano Seruya

Tentativa de resposta à pergunta O que é ser alemão? até ao Congresso de Viena. 'Kulturnation' e Sprachnation'. Posições de Goethe e Schiller. Os "Discursos à Nação Alemã" de Fichte. Resultados do Congresso de Viena.


Do Congresso de Viena à unificação da Alemanha (1815-1871)

2 Outubro 2015, 16:00 Teresa Maria Menano Seruya

O 'Vormärz', a Revolução de 1848 e as razões do seu fracasso, mas também os resultados positivos que perduraram (limitações aos poderes dos governantes absolutistas, por exemplo). A industrialização e o crescente poder da burguesia. As rivalidades europeias, as rivalidades entre a Prússia e a Áustria. A dilomacia de Bismarck e o caminho da unificação, ainda sob a hegemonia da Prússia.

Preparação da próxima aula: avaliações do nacionalismo alemão entre Herder e Wagner.


Nação, nacionalismo e identidade nacional

30 Setembro 2015, 16:00 Teresa Maria Menano Seruya

Começou-se por discutir a nação e conceitos aparentados, como pátria e terra natal (Heimat).

Exposição sobre os começos da investigação sobre nação e nacionalismo: Ernst Renan e a sua conferência na Sobonne (1882).
Hoje: B. Anderson e as "immagined communities"
A 'Alemanha' no ´seculo XVIII, estruturas políticas e o sentido de nação na cultura
Reacções à Revolução Francesa.
As invasões napoleónicas e o fim do Sacro Império.
Napoleão na Alemanha. O renascer do sentimento nacional com as Guerras de Libertação
O Congresso de Viena e o seu significado.
O 'Vormärz'.


Apresentação do programa, da bibliografia, da avaliação e do modo de funcionamento da disciplina

25 Setembro 2015, 16:00 Teresa Maria Menano Seruya

Todos os alunos presentes receberam, em papel

- O programa, explicado e comentado
- A bibliografia, dividida em capítulos, e considerando os alunos que sabem bem alemão ou não tão bem
- Os critérios de avaliação e as formas de avaliação (dois testes (60%), um trabalho oral preparado (30%). e intervenções nas aulas + assiduidade (10%) ).
- Informação sobre o atendimento (5ª feira, das 17 às 18h.)
- Algumas regras de funcionamento da disciplina
- Informação sobre o local de recolha dos materiais de apoio.

Programei as primeiras aulas.