Sumários
Instrumentos. Hierarquia e institucionalização dos saberes.
6 Outubro 2015, 16:00 • Bernardo Machado Mota
Instrumentos (Catálogos de impressos e manuscritos dos séculos XVI e XVII; colecções em linha).
Breve história das instituições e do seu quadro docente (Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Colégio das Artes; Colégio de Santo Antão).
Objectivos, métodos e conteúdos curriculares (Universidades de Coimbra e Évora; Colégios das Artes e de Santo Antão).
Hierarquia e institucionalização dos saberes (Platão: República 2, 3 e 7, Aristóteles: Política 7-8).
As Artes liberales como estudo propedêutico (Vitrúvio - De Architectura, livro I; Séneca - Epistulae..., 88 e 89; Quintiliano - Institutio Oratoria, I.10)
Conferência pelo Prof. Antonio Lafuente
29 Setembro 2015, 16:00 • Bernardo Machado Mota
Seguindo a prática habitual do Mestrado em História e Filosofia das Ciências, esta sessão (segunda para os alunos de Letras, mas a primeira para alunos de Ciências) contou com um módulo especial leccionado pelo Prof Antonio Lafuente intitulado "CIÊNCIA MILITANTE. Da ciência crioula às novas cosmopolíticas". Estas aulas são obrigatórias para todos os alunos das pós-graduações em HFC e abertas a outros alunos e investigadores, tendo contado com a participação dos alunos do Mestrado em Estudos Clássicos.
Programa, avaliação, normas gerais.
22 Setembro 2015, 16:00 • Bernardo Machado Mota
Programa, avaliação, normas gerais.
Estudantes de Doutoramento: a avaliação será baseada em dois trabalhos de cerca de 800 palavras (15%+15%), numa apresentação de quinze minutos sobre um tópico do programa (20%), na participação das discussões de aula (20%), e num ensaio final de cerca de 3000 palavras (30%).