1º Ciclo/1º Semestre

Docente: Ana María Sánchez Tarrío

 

1. Objectivos de aprendizagem.

1.- Adquirir competências reflexivas que permitam a análise crítica da cultura europeia actual, dos seus obstáculos, desafios e virtualidades.

2.- Compreender o processo de configuração da cultura europeia actual como legado sucessivamente pensado a partir das raízes greco-latinas.

3.- Entender os mecanismos de construção do cânone ocidental e a sua perduração problemática na actualidade.

4. - Desenvolver competências de pesquisa, leitura e análise crítica de fontes documentais e bibliografia especializada.

1.     Learning outcomes of the curricular unit

1.- To acquire skills that enable reflective critical analysis of current European culture, its obstacles, challenges and potentialities.

2.-.  To understand the process of setting up European culture today from the Latin and Greek roots.

3.- To understand the mechanisms of construction of the Western canon and its problematic survival at present.

4.- To develop research skills, reading and critical analysis of documentary sources and relevant literature.

 

2.     Conteúdos programáticos

1.     Cultura europeia?. Problematização do conceito.

2.     A virtualidade crítica das viagens retrospectivas até as raízes da cultura europeia actual: a cultura como construção e escolha, historicamente condicionada.

3.     Poder político e poder cultural na história da Europa: o motivo da translatio imperii, translatio studii.

4.     O papel da transmissão textual dos textos antigos e a história do pensamento europeu: o caso exemplar da Germânia de Tácito e a construcção identitária alemã.

5.     O amor como artefacto cultural na história da cultura europeia.
 

2.     Syllabus.

 

1. European culture. Problematization of the concept.

2. The critical potential of travelling back to the roots of European culture today: culture as construction and choice, historically conditioned.

3. Political power and cultural power in European History: the topic «translatio imperii, translatio studii».

4.The role of textual transmission of ancient texts in the history of European thought: the exemplary case of Tacitus’ Germania and German national identity.

5. Love as a cultural artifact in the history of European culture.

 

3.     Metodologias de aprendizagem (avaliação incluída)

As aulas são de tipo teórico-prático, com constante referência à cultura europeia contemporânea (cinema, teatro, literatura, artes plásticas). Os alunos opcionalmente poderão partir de algum elemento da actualidade europeia para elaborar pequenos trabalhos individuais apresentados nas aulas. A avaliação assenta em dois testes escritos presenciais (40% e 60%).

 

Primeira Prova: 2 de Novembro de 2021, na sala e horário das aulas.

Segunda Prova: 15 Dezembro de 2021, na sala e horário das aulas.

·      O segundo teste poderá ser substituído por um Trabalho Orientado, cujo tema deve ser apresentado e aprovado até o dia 2 de Novembro de 2021.

 

3. Teaching methodologies (including evaluation).

            

            Classes articulate the theoretical explanation with the discussion of topics,

themes and documents and rely on the active participation of students in the

planned discussions on specific subjects of the discipline (previously clarified).

The assessment is made in accordance with what is established by

the General Assessment Regulation in FLUL, and includes: two written

examination (40% e 60%).

1º: 2th November 2021.

2º: 15th December 2021.

 

IMPORTANT NOTES:

1.-The exams will be carried out in the usual classroom and at the usual

time (unless different indications are given).

2.- The second test may be replaced by a Oriented Work whenever

(and only if) the topic is presented to the teacher and approved

by November 2, 2021.

4.     Bibliografia/Bibliography.

Required readings/Leituras obrigatórias:

 

Antigo Testamento, Livro de Daniel, 2

Barbero, Alessandro, Carlo Magno, Un padre dell’Europa, Roma, Laterza et Figlio SpA, 2000 (tradução castelhana Carlomagno, trad. Francisco J. Ramos Mena, Barcelona, Ariel, 2001, caps. IV-V, pp. 77-114)

Hesíodo, ‘O mito das cinco idades’,  Trabalhos e  dias, 109-201, trad. Mª Helena da Rocha Pereira, Hélade, Coimbra, 1998, pp. 93-9.

Schama, S., “From Egipt to the Vatican: Giving Old Art a New Cast”, The New york Times, 16 de Abril de 1995, artigo recolhido em S. Schama, Confesiones y encargos. Ensayos de arte, Barcelona, Península, 2002, pp. 179-183.

Vergílio, Eneida, I., vv. 254-296 “A profecia de Júpiter”, e “A missão dos Romanos” Aen. VI.847-853, trad. Mª Helena da Rocha Pereira, em Romana. Antologia da Cultura Romana, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1994, pp. 131-132 e 164.

Schama, Simon, “Der Holzweg: A trilha na floresta” em Paisagem e memória, trad. Hildegard Feist, São Paulo, Companhia das Letras, 1996, pp. 85-143

Tácito, Opera Minora, ed. bilingue latim-inglês M. Winterbottom and R. M. Ogilvie, Oxford, 1975, trad. Adolfo Casais Monteiro, Lisboa, 1941.

Platão, O Banquete, trad., ensaio introd. e notas Maria Mafalda Viana ; pref. José Pacheco Pereira, Lisboa, Tinta-da-China, 2019.

 

Instrumentos bibliográficos gerais básicos/Minimal Bibliography:

 Hartog, François - Revel, Jacques, dirs., Les usages politiques du passé, Par.is, Enquête, 2002, pp. 32-34.

Curtius, E. R., Literatura europea y Edad Media Latina, Madrid, F.C.E., 1988

Fowler, Don, “On the Shoulders of Giants: Intertextuality and Classical Studies” en Materiali e Discussioni, 39, 1997, 13-34

Higuet, Gilbert, The classical tradition. Greek and Roman influences on Western literature, Oxford University Press, 1949.

Malkiel, M. Rosa Lida, La tradición clásica en España, Barcelona, Editorial Ariel, 1975.

Reeve, Michael D., ‘La erudición clásica’ en Jill Kraye, ed., Introducción al humanismo renacentista, Cambridge University Press, 1998, 42-45.

Rosado Fernandes, R. M., Em busca das raízes do Ocidente, 2 vols., Lisboa, 2007.

Tarrío, Ana María S., «Elusa Europa: Do património cultural europeu»,  Actas do Colóquio ‘Cultura Clássica: que fazer com este património? Colóquio à memória de Victor Jabouille, 8-10 Maio de 2003, Lisboa, 2004, pp. 297-305.

Tarrío, Ana María S., «O conceito do ‘clássico’. A propósito da Fortleben da Germânia’», Classica 24 (2002), 161-172.