Sumários

A Germânia e a sua transmissão

16 Novembro 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

A redescoberta da Germânia pelo humanismo italiano.

A reapropriação da obra pelo humanismo alemão: Conrad Celtis. O papel das edições impressas e da tradução para a língua vernácula alemã.

A Germânia de Tácito como texto identitário alemã em tempos de resistência: a Reforma e a luta contra a invasão napoleónica.

A Germânia na construção decimonônica da identidade nacional alemã.


A Germânia de Tácito

13 Novembro 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Introdução à leitura da Germânia de Tácito.

O autor e a sua obra.Estrutura e temas da Germânia.A intenção de Tácito.Bárbaros e civilizados de acordo com Tácito: o outro como instrumento de uma perspectiva autocrítica?.


Nacionalismos modernos e recuperação da memória do império romano

9 Novembro 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

O nazismo e a Germânia de Tácito.

Rudolph Till editor da Germânia e Membro das Ahnenerbe.
A leitura eugenista da obra romana.
A disputa entre Mussolini e Hitler sobre o "Codex Aesinas".


Autores clássicos a génese da nação: Jasão em Liubliana

6 Novembro 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Os autores gregos e romanos como fontes comuns para a configuração dos primórdios das nações na Europa. 

O conquistador romano e os diferentes povos bárbaros que foram utilizados como material identitário idiossincrásico pelos historiadores europeus das diversas nações.
 O caso esloveno: o ciclo dos Argonautas, o passado epigráfico e arqueológico grego e latino, e a sua reformulação estratégica no período da integração da Eslovénia na União Europeia.


Aula aberta com Ewa Komorowska a propósito de Z. Herbert

2 Novembro 2018, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

A leitora de língua e cultura polacas da FLUL, Ewa Komorowska, participou na aula com uma intervenção sobre a relação entre o regresso à obra de Z. Herbert, poeta caracterizado pela sua filiação 'europeia', e a situação política contemporânea na Polónia, com o auge de uma extrema direita anti-europeísta.

Os alunos participaram com questões específicas sobre o panorama cultural polaco actual e a sua relação com a crise identitária europeia e polaca.