Sumários

"Estive em Lisboa e Lembrei de Você": visionamento.

21 Novembro 2024, 11:00 Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

Continuação da análise de "Os Verdes Anos" (Paulo Rocha, 1963).

Breve panorâmica sobre a história do cinema português contemporâneo.

Visionamento de "Estive em Lisboa e Lembrei de Você" (José Barahona, 2015)


"Os Verdes Anos": visionamento e discussão

14 Novembro 2024, 11:00 Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

Visionamento de "Os Verdes Anos";

Discussão sobre o filme: centros e periferias, caracterização das personagens em articulação com o espaço fílmico; Lisboa moderna e modernista; forasteiros na cidade.


Algumas ideias sobre a representação da cidade no cinema português

7 Novembro 2024, 11:00 Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

A cidade no cinema português: introdução.
Visionamento e análise de "Douro, Faina Fluvial" (1931) e de "O Pintor e a Cidade" (1956) de Manoel de Oliveira.


Análise do filme "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999).

31 Outubro 2024, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999).

O conceito de pós-modernidade aplicado aos filmes de Pedro Almodóvar e relacionado com a ideia de paródia.

Estratégias narrativas utilizadas por Pedro Almodóvar ao longo de Todo sobre mi madre.

Elipses, prolepses e analepses na estrutura da narrativa fílmica.

Diálogo do filme com outras formas de expressão artística e com outros filmes do realizador.

A importância das figuras parentais e da reformulação / reconstrução da família.

A mistura e reformulação dos géneros cinematográficos, em Pedro Almodóvar, tal como mistura e reformula os géneros masculino e feminino nos seus filmes.


Análise do filme "Hable con ella" (Pedro Almodóvar, 2002) e visualização de "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999)

24 Outubro 2024, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Continuação da análise do filme Hable con ella (Pedro Almodóvar, 2002).

O espelho e o duplo.

O corpo como instrumento de narração em Hable con ella.

A centralidade da separação entre a linguagem falada e a corporal no enredo do filme.

A relação dialéctica entre silêncio e comunicação em Hable con ella.

Visualização de Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999).