Sumários

Conclusão da análise “Cartas a uma ditadura”. Conversa sobre os dois elementos de avaliação. Início da visualização de “O movimento das coisas”

27 Outubro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Conclusão da análise de “Cartas a uma ditadura”  (Inês de Medeiros, 2006). Os dois protagonistas do documentário que acompanham os dois eixos temporais e narrativos do filme: Salazar e Belmira.

Diálogo com os alunos e esclarecimento de dúvidas sobre os dois elementos de avaliação final: apresentação oral e trabalho escrito.

Início da visualização do filme “O movimento das coisas” (Manuela Serra, 1985 / 2021).



Conclusão da análise de “O Delfim”. “Cartas a uma ditadura”

20 Outubro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Conclusão da análise de “O Delfim” (livro e filme). Opções do realizador, Fernando Lopes: contrastes, elipses, linearidade e continuidade narrativa.

Visualização do filme “Cartas a uma ditadura” (Inês de Medeiros, 2006). Início da sua análise: definição de documentário, importância da voz off e das cartas como ponte entre dois tempos (1958 - 2006). Filmes que dialogam com o documentário de Inês de Medeiros.



“O Delfim”. O filme e o livro

13 Outubro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização e análise do filme O Delfim (Fernando Lopes, 2002) em diálogo com o livro O Delfim, de José Cardoso Pires.

Semelhanças e diferenças entre os dois objectos artísticos.



“O mal-amado”. Censura e Cinema no marcelismo (1968-1974)

6 Outubro 2022, 11:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme O mal-amado (1973), de Fernando Matos Silva, no contexto português da época.

Exemplificação e comentário aos processos de censura a filmes nacionais e estrangeiros durante o governo de Marcelo Caetano.

Enquadramento histórico, social e cultural.



Análise fílmica de “Os Verdes Anos”; Perspectivas de análise fílmica

29 Setembro 2022, 11:00 Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

Análise fílmica de “Os Verdes Anos”: temas do filme; marcas da convenção narrativa clássica e pós-clássica no filme; caracterização das personagens e desenvolvimento das trajectórias delas, em articulação com os espaços diferenciados representados no filme; ideias de natureza e arquitectura na retórica da mise-en-scène

Perspectivas de análise fílmica: abordagem histórica / temporal e literária / cultural apoiadas no comentário aos textos de Marc Ferro e Ana Isabel Soares.

Início do visionamento de “O mal-amado” (Fernando Matos Silva, 1972).