Sumários
Conclusão da análise “Cartas a uma ditadura”. Conversa sobre os dois elementos de avaliação. Início da visualização de “O movimento das coisas”
27 Outubro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Conclusão da análise de “Cartas a uma ditadura” (Inês de Medeiros, 2006). Os dois protagonistas do documentário que acompanham os dois eixos temporais e narrativos do filme: Salazar e Belmira. Diálogo com os alunos e esclarecimento de dúvidas sobre os dois elementos de avaliação final: apresentação oral e trabalho escrito. Início da visualização do filme “O movimento das coisas” (Manuela Serra, 1985 / 2021).
Conclusão da análise de “O Delfim”. “Cartas a uma ditadura”
20 Outubro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Conclusão da análise de “O Delfim” (livro e filme). Opções do realizador, Fernando Lopes: contrastes, elipses, linearidade e continuidade narrativa. Visualização do filme “Cartas a uma ditadura” (Inês de Medeiros, 2006). Início da sua análise: definição de documentário, importância da voz off e das cartas como ponte entre dois tempos (1958 - 2006). Filmes que dialogam com o documentário de Inês de Medeiros.
“O Delfim”. O filme e o livro
13 Outubro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização e análise do filme O Delfim (Fernando Lopes, 2002) em diálogo com o livro O Delfim, de José Cardoso Pires. Semelhanças e diferenças entre os dois objectos artísticos.
“O mal-amado”. Censura e Cinema no marcelismo (1968-1974)
6 Outubro 2022, 11:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Análise do filme O mal-amado (1973), de Fernando Matos Silva, no contexto português da época. Exemplificação e comentário aos processos de censura a filmes nacionais e estrangeiros durante o governo de Marcelo Caetano. Enquadramento histórico, social e cultural.
Análise fílmica de “Os Verdes Anos”; Perspectivas de análise fílmica
29 Setembro 2022, 11:00 • Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário
Análise fílmica de “Os Verdes Anos”: temas do filme; marcas da convenção narrativa clássica e pós-clássica no filme; caracterização das personagens e desenvolvimento das trajectórias delas, em articulação com os espaços diferenciados representados no filme; ideias de natureza e arquitectura na retórica da mise-en-scène. Perspectivas de análise fílmica: abordagem histórica / temporal e literária / cultural apoiadas no comentário aos textos de Marc Ferro e Ana Isabel Soares. Início do visionamento de “O mal-amado” (Fernando Matos Silva, 1972).