Tópicos em Comparatismo 3 – Entre arte e ciência: imaginação, experiência e conhecimento |
Código da Unidade Curricular | Course ID
COM5.913570 |
12 ECTS | Credits
2021-2022, 2.º Semestre | 2nd Semester
Docente(s) | Instructor(s)
Ângela Fernandes (angela.fernandes@campus.ul.pt) |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Entre arte e ciência: imaginação, experiência e conhecimento Uma personagem da peça El Cartógrafo, de Juan Mayorga (2010), pergunta: «¿qué es un mapa, ciencia o arte?». A mesma questão se coloca a propósito de diferentes práticas e diferentes objectos, nomeadamente aqueles em que parecem confluir processos que implicam uma complexa relação com o mundo. Pretende-se, neste seminário, analisar esta hesitação sobre como identificar diversos modos de busca e construção de conhecimento, em que se reconhecem ao mesmo tempo movimentos imaginativos, métodos experimentais ou gestos de invenção. A leitura comparada de um conjunto de textos permitirá discutir diferentes dimensões desta problemática: o auto-conhecimento e a identidade pessoal; o conhecimento histórico e a memória colectiva; o conhecimento do mundo natural e o “método científico”; as implicações éticas e os limites da experiência e da busca do saber; a arte como experimentação radical e invenção. Principais obras em estudo: El Cartógrafo, de Juan Mayorga; Copenhagen, de Michael Frayn; Waiting for the Barbarians, de J.M. Coetzee; os filmes Nostalgia de la luz, El botón de nácar, e La cordillera de los sueños, de Patricio Guzmán. |
Avaliação (na língua de
ensino) | Grading and Assessment (in
language of instruction)
A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da FLUL. As aulas caracterizam-se pela conjugação de momentos expositivos e períodos de discussão em grupo, sendo fundamental a leitura prévia dos textos em estudo e a participação nos debates suscitados em cada sessão. Ao longo do semestre, os estudantes fazem uma apresentação oral preparada (c.15 minutos) sobre textos em estudo, e escrevem dois ensaios de extensão e complexidade crescente (c. 1000 palavras e c. 4000 palavras), correspondendo à elaboração progressiva de um argumento sobre um tópico escolhido em função do tema organizador do seminário. A nota final corresponde à média ponderada das classificações obtidas na apresentação oral e nos trabalhos escritos.
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