Tópicos em Comparatismo 3 – Entre arte e ciência: imaginação, experiência e conhecimento


Código da Unidade Curricular | Course ID

COM5.913570

 

12 ECTS | Credits


2021-2022, 2.º Semestre | 2nd Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ângela Fernandes (angela.fernandes@campus.ul.pt)

  

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)


Entre arte e ciência: imaginação, experiência e conhecimento

Uma personagem da peça El Cartógrafo, de Juan Mayorga (2010), pergunta: «¿qué es un mapa, ciencia o arte?». A mesma questão se coloca a propósito de diferentes práticas e diferentes objectos, nomeadamente aqueles em que parecem confluir processos que implicam uma complexa relação com o mundo. Pretende-se, neste seminário, analisar esta hesitação sobre como identificar diversos modos de busca e construção de conhecimento, em que se reconhecem ao mesmo tempo movimentos imaginativos, métodos experimentais ou gestos de invenção. A leitura comparada de um conjunto de textos permitirá discutir diferentes dimensões desta problemática: o auto-conhecimento e a identidade pessoal; o conhecimento histórico e a memória colectiva; o conhecimento do mundo natural e o “método científico”; as implicações éticas e os limites da experiência e da busca do saber; a arte como experimentação radical e invenção.

Principais obras em estudo: El Cartógrafo, de Juan Mayorga; Copenhagen, de Michael Frayn; Waiting for the Barbarians, de J.M. Coetzee; os filmes Nostalgia de la luz, El botón de nácar, e La cordillera de los sueños, de Patricio Guzmán.


Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da FLUL. As aulas caracterizam-se pela conjugação de momentos expositivos e períodos de discussão em grupo, sendo fundamental a leitura prévia dos textos em estudo e a participação nos debates suscitados em cada sessão.

Ao longo do semestre, os estudantes fazem uma apresentação oral preparada (c.15 minutos) sobre textos em estudo, e escrevem dois ensaios de extensão e complexidade crescente (c. 1000 palavras e c. 4000 palavras), correspondendo à elaboração progressiva de um argumento sobre um tópico escolhido em função do tema organizador do seminário. A nota final corresponde à média ponderada das classificações obtidas na apresentação oral e nos trabalhos escritos.