Sumários

Iniciação ao estudo da poética de W. Szymborska: o posicionamento anti-antropocêntrico de W. S.

14 Março 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo da poesia de W. Szymborska. Visionamento do documentário: "Life is Bearable. At times… A Contrary Portrait of Wislawa Szymborska" (Katarzyna Kolenda-Zaleska). Preenchimento de ficha de trabalho e posterior discussão: a) Principais temas explorados; b) Principais traços estilísticos; c) Enquadramento da poesia szymborskiana num prisma pós-antropocêntrico; d) Reflexão de grupo sobre citação I: W. Ligęza (2019). The World Under Revision: The Poetry of Wisława Szymborska. Bern: Peter Lang, p. 7; e) Reflexão de grupo sobre citação II: Czesław Miłosz. Correcção do exercício prático e debate colectivo, após cada grupo ter apresentado as suas conclusões.


Palestra de Oradora Convidada: Professora Doutora Lígia Bernardino (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

7 Março 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Palestra de Oradora Convidada: Professora Doutora Lígia Bernardino (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Título: Demandas poéticas por naturaculturas. Evento realizado em parceria com o Projecto Posthuman do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp, FLUL), no âmbito das iniciativas intituladas Posthuman Open Sessions.



Conclusão do estudo da obra "The Posthuman" (2013), de R. Braidotti.

29 Fevereiro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da obra "The Posthuman" (2013), de R. Braidotti. Corpos-em-mutação & Intersecções pós-humanistas. Exemplos artísticos: Nuncio Paci, Barrett Biggers e Jon Jacobsen. A subjectividade nómada. Pintura, arte digital e arte performativa. 


Visionamento comentado do filme "The Congress" (2013), de Ari Folman, e início do estudo do capítulo II do livro "The Posthuman" (2013), de R. Braidotti.

22 Fevereiro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do filme "The Congress" (2013), de Ari Folman. Discussão conjunta em torno da actualidade das temáticas abordadas no filme: com a crescente evolução das técnicas de informática, a indústria cinematográfica anseia granjear a tão almejada imortalidade dos seus actores; a superação da materialidade do corpo - através dos seus duplos digitais. Ponto ético: o aumento exponencial dos lucros, por parte da indústria cinematográfica, através da exploração das imagens ressuscitadas dos seus actores. De que modo o filme de Folman coloca em evidência um conjunto de desafios legais, éticos, tecnológicos e metafísicos da digitalização do humano? Tópico final de análise: mistura (hibridismo) entre animação e live action para adaptar o livro Congresso Futurológico (Ed. Caminho, 1986), de Stanislaw Lem, encenando uma corrosiva análise da máquina de entretenimento de Hollywood. Início do estudo do capítulo II do livro The Posthuman (2013), de R. Braidotti.


Continuação da explicitação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico

15 Fevereiro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação da explicitação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico. Análise de um excerto da obra “Acerca da Verdade e da Mentira em Sentido Extramoral”, de F. Nietzsche (1873). Edição utilizada F. Nietzsche (1997), O Nascimento da Tragédia/Acerca da Verdade e da Mentira, Lisboa, Relógio D’Água, p. 215. Análise do fragmento 115 da obra A Gaia Ciência: “Os quatro erros da humanidade”. Leitura de uma fábula pós-moderna, texto inspirado em Nietzsche. Referência: Jean-François Lyotard (1993), “Une fable postmoderne”, Moralités Postmodernes, Paris, Galilée, p. 94. Análise do calendário e mapa cósmicos a partir da obra Carl Sagan, Os Dragões do Éden, Lisboa, Gradiva, 2011, p. 21. O episódio da mosca varejeira: análise do excerto “Passaram meses sobre o último que escrevi”, Livro do Desassossego, F. Pessoa. Bibliografia complementar: Victor K. Mendes (), “Animais, plantas e a crítica do antropocentrismo no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa”, in: Revista Estranhar Pessoa / N.º 2, out. 2015, pp. 175-205.