De Calderón de la Barca a H.G. Wells
31 Março 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Reunião de grupo pelo sistema zoom.
Apresentação da calendarização actualizada das restantes aulas do semestre. Indicação sobre documentos de estudo disponíveis no e-learning do Seminário.
Breve recapitulação dos princípios básicos que devem guiar a elaboração escrita de um trabalho de pesquisa avançada: a estrutura argumentativa e a clareza da exposição; a pesquisa bibliográfica e as normas de citação e de referenciação.
Apresentações orais preparadas de dois estudantes sobre La vida es sueño, de Calderón de la Barca: a discussão sobre o livre-arbítrio e a predestinação exposta na “comedia”; o questionamento sobre as modalidades e a possibilidade humana de conhecimento suscitado por La vida es sueño e pela fotografia “The illuminated man”, de Duane Michals (1968).
O romance The Island of Doctor Moreau, de H.G. Wells (1896): os modelos literários da narrativa de viagens e a simbologia da ilha; o relato retrospectivo; a representação das várias faces do “cientista” e a simulação de um percurso de pesquisa, com as suas hipóteses, equívocos e revelações; o tema da vivissecção e a investigação sobre a “plasticidade” dos corpos humanos; o questionamento implícito sobre as motivações e os constrangimentos da pesquisa científica. Leitura e comentário de passos relevantes, nomeadamente no capítulo 14: as explicações de Dr. Moreau e a afirmação “I have never troubled about the ethics of the matter”.