Sumários
Semiótica: códigos e processos de significação
14 Março 2018, 10:00 • Silvia Valencich Frota
Discussão do vídeo "El Empleo" (exibido na aula anterior) para introduzir o conceito de código. Apresentação do conceito de código. Análise das crónicas de Antônio Prata: "Guinada à Direita" e "Abaixo, a ironia" (ambas publicadas no jornal A Folha de S.Paulo, em 2013). Apresentação e discussão dos seguintes processos de significação: metáfora, metonímia, denotação, conotação e mito (este último na acepção de Barthes).
Da escola processual à escola semiótica
9 Março 2018, 10:00 • Silvia Valencich Frota
Apresentação do modelo de comunicação proposto por Jakobson como sendo o modelo de transição entre a escola processual e a escola semiótica. Atividade: análise de excerto do livro "A Sétima Função da Linguagem - Quem matou Roland Barthes?", de Laurent Binet. Discussão da proposta de comunicação de Fiske. Introdução a ideia de signo, seguida da apresentação das propostas de Peirce e Saussure. Exibição do vídeo "El Empleo".
Da escola processual à escola semiótica
7 Março 2018, 10:00 • Silvia Valencich Frota
Apresentação do modelo de comunicação proposto por Jakobson como sendo o modelo de transição entre a escola processual e a escola semiótica. Atividade: análise de excerto do livro "A Sétima Função da Linguagem - Quem matou Roland Barthes?", de Laurent Binet. Discussão da proposta de comunicação de Fiske. Introdução a ideia de signo, seguida da apresentação das propostas de Peirce e Saussure. Exibição do vídeo "El Empleo".
Modelos da Comunicação: escola cibernética
2 Março 2018, 10:00 • Silvia Valencich Frota
Breve discussão dos modelos cibernéticos de comunicação, seguida da realização da primeira etapa dos trabalhos em grupo.
Modelos da Comunicação: escola processual
28 Fevereiro 2018, 10:00 • Silvia Valencich Frota
Apresentação e discussão dos modelos de Shannon & Weaver e de Lasswell. Exibição dos vídeos "Problemas da comunicação" e "Comunicação dirigida", seguidos de discussão. Introdução aos modelos de rede (centralizada, descentralizada e distribuída). Orientações para a realização dos trabalhos em grupo.