Sumários

A noção de justificação. Início do estudo dos contra exemplos de E. Gettier

6 Outubro 2016, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

A noção de justificação. Relatividade da justificação (a sujeitos e a tempos). A possibilidade de crenças falsas justificadas e de crenças verdadeiras não justificadas. Graus de justificação. Vagueza associada a esta noção. Probabilidade de verdade (da proposição acreditada) associada a cada justificação. Necessidade da terceira condição para evitar o acaso epistémico. Justificação epistémica ( que se dirige à verdade) versus moral, prudencial ou prática.

Início do estudo dos contra exemplos de E. Gettier à definição tripartida de conhecimento. Questiona-se a suficiência (e não a necessidade) das três condições. Pressupostos que fazem correr os casos. Estudo do primeiro caso.


Teoria Tripartida do Conhecimento

4 Outubro 2016, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Continuação do estudo do mesmo tema. Elucidação da condição necessária para o conhecimento - verdade. O que é a verdade? Breve discussão de algumas teorias da verdade: Teoria da Verdade como Correspondência (primeiro defendida explicitamente por Aristóteles); Teoria Coerentista da Verdade e Teoria Pragmática da Verdade (William James). Análise das suas motivações, dos seus pontos fortes e das suas fragilidades. Importância da factividade do conhecimento na dinâmica da definição tripartida. 


Texto: "Knowing As Having the Right To Be Sure" (1956)

30 Setembro 2016, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Análise e discussão do artigo de A.J. Ayer que consiste numa defesa da Teoria Tripartida do Conhecimento.


Idem

29 Setembro 2016, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Continuação do tema da aula anterior.

Análise do conceito filosófico "crença" na definição tripartida de conhecimento. Diferença entre crença ocorrente e crença disposicional. Crença disposicional vs. disposição para acreditar. 
O diálogo Teeeteto de Platão.


Conhecimento como crença verdadeira justificada

27 Setembro 2016, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Motivação da Teoria Tripartida do Conhecimento. Aproximação às três condições e razões pelas quais estas condições mostram factores indispensáveis para compreender o que é o conhecimento.