Sumários
Oscar Wilde, The Decay of Lying. FIM DAS ACTIVIDADES LECTIVAS
10 Dezembro 2019, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
A arte da mentira como arte da verdadeira imaginação ( com referência a Coleridge, fancy and imagination). O valor estético da mentira como criação e invenção. A ficção (fingere) como resposta a e conspiração contra o mundo burguês e raso. Comparação com Visconti, Il Gattopardo.
Thomas De Quincey
3 Dezembro 2019, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
On Murder considered as one of the Fine Arts. Morte, arte e filosofia. Os principais argumentos de De Quincey para considerar o assassinato, em algumas circunstâncias, como uma experiência estética. A defesa do desinteresse (kantiano) como o pólo fundamental para o qual o assassinato como arte pode e deve tender. Os exemplos mencionados e discutidos por De Quincey.
Musset, Lorenzaccio (continuação)
26 Novembro 2019, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
Aproximação entre o texto de Musset e outrosa textos anteriormente trados.
Musset, Lorenzaccio
19 Novembro 2019, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
A conspiração "sem motivos". A ideia abstracta da conspiração e o uso de máscaras, da teatralidade e da pintura como formas de "representar" a realidade. O homem do século XIX: entre-mundos, fora de tempo, exposto ao não-sentido da vida, e sua vítima: Cronos, comendo os seus filhos.
Visconti, Il Gattopardo (filme)
12 Novembro 2019, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
Depois do visionamento do filme extra-aula, foram discutidas as questões essenciais e as diversas formas que a conspiração pode tomar neste filme. A conspiração de classes e o final da aristocracia no mundo da burguesia capitalista. As figuras femininas. O protagonista, Don Fabrizio, e a sua relação com o sobrinho, mas também o filho e a filha. A herança e a conspiração. O fim de um mundo e o início de outro: afinal, iguais.