Europa, Europas, Weltliteratur
22 Setembro 2020, 10:00 • Helena Carvalhão Buescu
Breve apresentação de algumas questões pelo estudante Alberto Simões, seguida de discussão guiada proveniente da leitura dos textos de Erich Auerbach, "Philology and Weltliteratur"; Roberto Dainotto, "World Literature and European Literature"; e Susan R. Suleiman, "The Idea of Europe".
Contextualização histórica dos textos e sua interrogação: exílios, dinâmicas e movimentos. A dinâmica europeia descentrada: interrogação sobre a necessidade de uma reflexão sobre a Europa que ultrapasse o silenciamento do eurocentrismo. Algumas imagens a questionar: espiral; vai-vem; Norte-Sul: hierarquização. As frases inicias do ensaio de Auerbach: passado e futuro; grande é pequeno; estandardização e especificidade nacional.
A experiência da multiplicidade histórica:
kairós. O empobrecimento de um sistema histórico de educação, a cf com Walter Benjamin (1933), "o empobrecimento da experiência". De que empobrecimentos estamos a falar?
A importância do
Ansatzpunktı: um ponto de partida que é, desde logo, um ponto de chegada. Ensaio, risco, hipótese e argumentação: Montaigne. Retoma de Curtius e do seu
topos: a tradição retórica.