Sumários

Apresentação

20 Setembro 2016, 10:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Apresentação do programa, calendário dos seminários e lista de textos de leitura obrigatória e bibliografia complementar. Questões bibliográficas e metodológicas. Organização dos seminários: os alunos terão de apresentar dois textos de leitura obrigatória, bem como preparar uma apresentação de 10 minutos sobre o ensaio individual. Introdução aos Estudos de Performance e espaços da contemporaneidade: noções e problemas. 
Calendário:

Seminário

Temas/trabalho em aula

 

1

 

20 de Setembro

Apresentação

Questões bibliográficas e metodológicas

Estudos de Performance: noções e problemas

Espaços da contemporaneidade

 

2

 

27 de Setembro

 

Teorias da performatividade

Estudos de Performance: Perspectiva histórica da disciplina

The performative turn: beyond disciplinary boundaries

Textos: Richard Schechner, Barbara Kirshenblatt-Gimblett

 

3

 

4 de Outubro

Continuação

O que é performance?

Textos: Marvin Carlson, Marina Abramovic, Guillermo Gomez-Peña

 

 “restored behaviour”, “liminality”, “environment theatre”, “social drama”

Textos: Victor Turner, Neal Gabler

 

4

 

11 de Outubro

Arte da Performance: origem e precursores

Movimentos de vanguarda

Textos: RoseLee Goldberg

Richard Schechner, “the five avant gardes or...or none?”

 

Happening/Live Art

Textos:  Allan Kaprow, John Cage

 

5

 

18 de Outubro

Performatividade, linguagem e identidade

Textos: J. L. Austin, Judith Butler

 

 

 

6

 

25 de Outubro

Body art

Arte da performance e  o corpo

Texto: Carolee Schneemann

 

Espaços da contemporaneidade: 1) presença e corpo

Corpo como espaço performativo

Exemplos

Texto: André Lepecki, Amelia Jones, Peggy Phelan

 

7

 

8 de Novembro

Apresentação dos temas dos ensaios individuais (10 minutos)

 

Performance intercultural

Texto: Guillermo Gomez-Peña, Coco Fusco, Diana Taylor

 

 

8

 

15 de Novembro

2) Performance e o espaço público / o museu/ arte pública

Texto: Suzanne Lacy

 

9

 

22 de Novembro

Análise e comentário de exemplos

Texto: Marta Traquino

 

10

 

29 de Novembro

Espaço urbano/ site-specific

Textos: Richard Wentworth, Sarah Gorman, Susan J. Smith, Sophie Calle

 

11

 

6 de Dezembro

3) Performance digital

Análise e comentário de exemplos

Texto: Auslander

 

12

 

13 de Dezembro

Research methodologies

Performance e documentação/ o arquivo

Texto: Baz Kershaw

 

Balanço

 

 Lista de textos de leitura obrigatória:

 

ENSAIOS

Richard Schechner (2002), “Two Fundamentals of Performance Studies”, in SCHECHNER, Richard et al (eds), Teaching Performance Studies, Souhtern Illinois University Press, pp. x-xii.

Barbara Kirshenblatt-Gimblett (2004), “Performance Studies”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 43-56.

Marvin Carlson (1996), “What is Performance?”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 146-153.

Victor Turner (2004), “Liminality and Communitas”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 79-87.

Neal Gabler (2004), “Life the Movie”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 74-5.

Roselee Goldberg (2007), “Prefácio”, A Arte da Perfomance. Do Futurismo Ao Presente (trad. Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes). (1a edição: 1979) Lisboa: Orfeu Negro, pp. 7-11.

Richard Schechner (1996), “the five avant gardes or...or none?” in HUXLEY e WITTS, Michael and Noel (ed.) (1996) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 342-358.

J.L. Austin (1979), “Performative utterances”, in URMSON & WARNOCK, J.O. and G.L. (eds.), Philosophical Papers. Oxford: Oxford University Press, pp. 240-53.

Judith Butler (1996), “Performative Acts and Gender Constitution” in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 120-134. Versão portuguesa: “Actos performativos e constituição de género. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”, in MACEDO & RAYNER, Ana Gabriela and Francesca (eds.), Género, Cultura Visual e Performance. Ribeirão: Húmus, pp. 69-87.

Amelia Jones (2011), “‘The Artist is Present:’ Artistic Re-enactments and the Impossibility of Presence”, TDR: The Drama Review vol. 55, no. 1: 16-45.

Peggy Phelan (2004), “Marina Abramovic: Witnessing Shadows”, Theatre Journal vol. 56, no. 4: 569-77.

André Lepecki (2010), “The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances”, in Dance Research Journal, 42: 2, pp. 28-48.

Diana Taylor (2003), “Scenarios of Discovery: Reflections on Performance and Ethnography”, in The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas, Durham: Duke University Press, pp. 53-78.

Suzanne Lacy (1995), “Debated Territory: Toward a Critical Language for Public Art”, Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, WA: Bay, pp. 176-81.

Marta Traquino (2010), “O sentido de lugar na condição contemporânea”, A Construção do Lugar pela Arte Contemporânea. Ribeirão: Húmus, pp. 13-31.

Sarah Gorman (2010), “Wandering and wondering: following Janet Cardiff’s missing voice”, in WHYBROW, Nicolas, Performance and the City: An Interdisciplinary Reader. Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 167-178.

Susan J. Smith (2010), “Graffiti”, in Ibidem, pp. 206-210.

Baz Kershaw (2008), “Performance as Research: Live Events and Documents”, in DAVIS, Tracy C. (ed.), The Cambridge Companion to Performance Studies. Cambridge: Cambridge University Press, pp.23-45.

 

POÉTICAS

Marina Abramovic (1996), “Interview”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 11-22.

Guillermo Gómez-Peña (2000), “Introduction”, Dangerous Borders Crossers. The Artist Talks Back. London & New York: Routledge, pp. 2-20.

Allan Kaprow (1996), “Assemblages, Environments and Happenings”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 260-70.

Allan Kaprow (1993), “Manifesto (1966)”, Esssays on the Blurring of Art and Life. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, pp. 81-83.

John Cage (1939), “Four Statements on the Dance”, Silence, Middletown, Connecticut: Wesleyan Univ. Press, pp. 86-97.

Carolee Schneemann (1979), “From More Than Meat Joy” in SANFORD, Mariellen R. (ed.) (1994) Happenings and Other Acts. London: Routledge, pp. 246-267.

Sophie Calle (2003), M’As-tu vue. Paris: Centre Pompidou Editions.

Guillermo Gomez-Peña (2000), Dangerous Borders Crossers. The Artist Talks Back. London & New York: Routledge.

Coco Fusco (1994), “The Other History of Intercultural Performance” in TDR, 38:1 (Spring), pp. 143-167.

Tim Etchells (1999), “Eight fragments on theatre and the city”, in Certain Fragments. Contemporary Performance and Forced Entertainment. London & New York: Routledge, pp. 76-97.

Richard Wentworth (2010), “‘The Accident of Where I Live’ – Journeys on the Caledonian Road: An Interview with Joe Kerr” in WHYBROW, Nicolas, Performance and the City: An Interdisciplinary Reader. Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 105-122.