Sumários
Apresentação
20 Setembro 2016, 10:00 • Manuela Maria Ferreira Carvalho
Apresentação do programa, calendário dos seminários e lista de textos de leitura obrigatória e bibliografia complementar. Questões bibliográficas e metodológicas. Organização dos seminários: os alunos terão de apresentar dois textos de leitura obrigatória, bem como preparar uma apresentação de 10 minutos sobre o ensaio individual. Introdução aos Estudos de Performance e espaços da contemporaneidade: noções e problemas.
Calendário:
Seminário |
Temas/trabalho em aula |
|
1
20 de Setembro |
Apresentação Questões bibliográficas e metodológicas Estudos de Performance: noções e problemas Espaços da contemporaneidade |
|
2
27 de Setembro |
Teorias da performatividade Estudos de Performance: Perspectiva histórica da disciplina The performative turn: beyond disciplinary boundaries Textos: Richard Schechner, Barbara Kirshenblatt-Gimblett |
|
3
4 de Outubro |
Continuação O que é performance? Textos: Marvin Carlson, Marina Abramovic, Guillermo Gomez-Peña
“restored behaviour”, “liminality”, “environment theatre”, “social drama” Textos: Victor Turner, Neal Gabler |
|
4
11 de Outubro |
Arte da Performance: origem e precursores Movimentos de vanguarda Textos: RoseLee Goldberg Richard Schechner, “the five avant gardes or...or none?”
Happening/Live Art Textos: Allan Kaprow, John Cage |
|
5
18 de Outubro |
Performatividade, linguagem e identidade Textos: J. L. Austin, Judith Butler
|
|
6
25 de Outubro |
Body art Arte da performance e o corpo Texto: Carolee Schneemann
Espaços da contemporaneidade: 1) presença e corpo Corpo como espaço performativo Exemplos Texto: André Lepecki, Amelia Jones, Peggy Phelan |
|
7
8 de Novembro |
Apresentação dos temas dos ensaios individuais (10 minutos)
Performance intercultural Texto: Guillermo Gomez-Peña, Coco Fusco, Diana Taylor
|
|
8
15 de Novembro |
2) Performance e o espaço público / o museu/ arte pública Texto: Suzanne Lacy |
|
9
22 de Novembro |
Análise e comentário de exemplos Texto: Marta Traquino |
|
10
29 de Novembro |
Espaço urbano/ site-specific Textos: Richard Wentworth, Sarah Gorman, Susan J. Smith, Sophie Calle |
|
11
6 de Dezembro |
3) Performance digital Análise e comentário de exemplos Texto: Auslander |
|
12
13 de Dezembro |
Research methodologies Performance e documentação/ o arquivo Texto: Baz Kershaw
Balanço |
|
Lista de textos de leitura obrigatória:
ENSAIOS
Richard Schechner (2002), “Two Fundamentals of Performance Studies”, in SCHECHNER, Richard et al (eds), Teaching Performance Studies, Souhtern Illinois University Press, pp. x-xii.
Barbara Kirshenblatt-Gimblett (2004), “Performance Studies”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 43-56.
Marvin Carlson (1996), “What is Performance?”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 146-153.
Victor Turner (2004), “Liminality and Communitas”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 79-87.
Neal Gabler (2004), “Life the Movie”, in BIAL, H. (ed.) The Performance Studies Reader. London & New York: Routledge, pp. 74-5.
Roselee Goldberg (2007), “Prefácio”, A Arte da Perfomance. Do Futurismo Ao Presente (trad. Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes). (1a edição: 1979) Lisboa: Orfeu Negro, pp. 7-11.
Richard Schechner (1996), “the five avant gardes or...or none?” in HUXLEY e WITTS, Michael and Noel (ed.) (1996) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 342-358.
J.L. Austin (1979), “Performative utterances”, in URMSON & WARNOCK, J.O. and G.L. (eds.), Philosophical Papers. Oxford: Oxford University Press, pp. 240-53.
Judith Butler (1996), “Performative Acts and Gender Constitution” in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 120-134. Versão portuguesa: “Actos performativos e constituição de género. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”, in MACEDO & RAYNER, Ana Gabriela and Francesca (eds.), Género, Cultura Visual e Performance. Ribeirão: Húmus, pp. 69-87.
Amelia Jones (2011), “‘The Artist is Present:’ Artistic Re-enactments and the Impossibility of Presence”, TDR: The Drama Review vol. 55, no. 1: 16-45.
Peggy Phelan (2004), “Marina Abramovic: Witnessing Shadows”, Theatre Journal vol. 56, no. 4: 569-77.
André Lepecki (2010), “The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances”, in Dance Research Journal, 42: 2, pp. 28-48.
Diana Taylor (2003), “Scenarios of Discovery: Reflections on Performance and Ethnography”, in The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas, Durham: Duke University Press, pp. 53-78.
Suzanne Lacy (1995), “Debated Territory: Toward a Critical Language for Public Art”, Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, WA: Bay, pp. 176-81.
Marta Traquino (2010), “O sentido de lugar na condição contemporânea”, A Construção do Lugar pela Arte Contemporânea. Ribeirão: Húmus, pp. 13-31.
Sarah Gorman (2010), “Wandering and wondering: following Janet Cardiff’s missing voice”, in WHYBROW, Nicolas, Performance and the City: An Interdisciplinary Reader. Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 167-178.
Susan J. Smith (2010), “Graffiti”, in Ibidem, pp. 206-210.
Baz Kershaw (2008), “Performance as Research: Live Events and Documents”, in DAVIS, Tracy C. (ed.), The Cambridge Companion to Performance Studies. Cambridge: Cambridge University Press, pp.23-45.
POÉTICAS
Marina Abramovic (1996), “Interview”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 11-22.
Guillermo Gómez-Peña (2000), “Introduction”, Dangerous Borders Crossers. The Artist Talks Back. London & New York: Routledge, pp. 2-20.
Allan Kaprow (1996), “Assemblages, Environments and Happenings”, in HUXLEY & WITTS, Michael and Noel (eds.) The Twentieth-Century Performance Reader. London & New York: Routledge, pp. 260-70.
Allan Kaprow (1993), “Manifesto (1966)”, Esssays on the Blurring of Art and Life. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, pp. 81-83.
John Cage (1939), “Four Statements on the Dance”, Silence, Middletown, Connecticut: Wesleyan Univ. Press, pp. 86-97.
Carolee Schneemann (1979), “From More Than Meat Joy” in SANFORD, Mariellen R. (ed.) (1994) Happenings and Other Acts. London: Routledge, pp. 246-267.
Sophie Calle (2003), M’As-tu vue. Paris: Centre Pompidou Editions.
Guillermo Gomez-Peña (2000), Dangerous Borders Crossers. The Artist Talks Back. London & New York: Routledge.
Coco Fusco (1994), “The Other History of Intercultural Performance” in TDR, 38:1 (Spring), pp. 143-167.
Tim Etchells (1999), “Eight fragments on theatre and the city”, in Certain Fragments. Contemporary Performance and Forced Entertainment. London & New York: Routledge, pp. 76-97.
Richard Wentworth (2010), “‘The Accident of Where I Live’ – Journeys on the Caledonian Road: An Interview with Joe Kerr” in WHYBROW, Nicolas, Performance and the City: An Interdisciplinary Reader. Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 105-122.