TCC: Gestão de Tendências e da Cultura na Comunicação Estratégica
Nelson Pinheiro Gomes
Programa
Módulo
I – Estudos de Tendências
1. Estudos
de Tendências: enquadramento disciplinar e conceitos.
2.
Disseminação e Análise de Tendências Socioculturais.
3. Coolhunting,
Zeitgeist e Inovações.
4. Análise
de Redes, de Empresas, de Serviços e de Roteiros.
5. Uma
breve história de modelos de análise de Tendências.
6.
Desenho de Projeto de Tendências: A Gestão de Tendências.
Módulo
II – Métodos e a Comunicação Estratégica
7. Triangulação
Cultural: métodos de análise textual, semiótica, análise de conteúdo e práticas
etnográficas.
8.
Comunicação Estratégica e Marketing: definições, objetivos e práticas.
Módulo
III – Gestão e Estratégia Culturais
9. O
Chief Culture Officer e a profissionalização.
10. Branding
e Estratégia Culturais: a análise de narrativas estratégicas e a geração de
mitos.
11. Estilos
de Vida e Marketing Tribal: uma nova forma de segmentação de públicos.
12.
Articulações e Aplicações na Gestão Estratégica da Cultura: projetos na
comunicação estratégica.
Avaliação
Cada sessão do seminário será dividida em três momentos. O primeiro momento será dedicado à discussão de textos previamente preparados, proporcionando um debate e o confronto de ideias, bem como o aprofundamento de questões fundamentais. No segundo momento terá lugar a exposição e o enquadramento teórico de conceitos e métodos para aplicação no desenvolvimento da investigação e dos trabalhos, bem como a discussão de casos de estudo que ilustram a aplicação dos mesmos. Por último, no terceiro momento, os alunos desenvolvem e discutem, ou apresentam em grupo, os seus trabalhos, beneficiando de uma articulação próxima com o docente e com os restantes colegas.
Avaliação:
Relatórios
e Trabalhos de Projeto: 70%
Prova Escrita de Conhecimentos: 30%
Bibliografia
COVA, B.; Cova, V. (2002). Tribal
Marketing: The tribalization of society and its impact on the conduct of
marketing. European Journal of Marketing, special issue on Societal Marketing
in 2002 and Beyond.
DRAGT, Els (2017). How to Research Trends.
Amsterdam: Bispublishers.
HIGHAM, William (2009). The Next Big Thing. London:
Kogan Page.
HOLT, D. e C. Douglas (2010). Cultural Strategy: using innovative ideologies to build breakthrough
brands. Oxford: Oxford U. Press.
HOLT, D. (2004). How Brands Become Icons: The
Principles of Cultural Branding. Boston: Harvard Business School Press.
MCCRACKEN, G. (2011). Chief Culture Officer. How to create a living, breathing corporation.
New York: Basic Books.
VEJLGAARD, H. (2008). Anatomy of a Trend. New
York: McGraw-Hill.