TCC: Gestão de Tendências e da Cultura na Comunicação Estratégica

Nelson Pinheiro Gomes

 

Programa

Módulo I – Estudos de Tendências
1. Estudos de Tendências: enquadramento disciplinar e conceitos.
2. Disseminação e Análise de Tendências Socioculturais.
3. Coolhunting, Zeitgeist e Inovações.
4. Análise de Redes, de Empresas, de Serviços e de Roteiros.
5. Uma breve história de modelos de análise de Tendências.
6. Desenho de Projeto de Tendências: A Gestão de Tendências.  

Módulo II – Métodos e a Comunicação Estratégica
7. Triangulação Cultural: métodos de análise textual, semiótica, análise de conteúdo e práticas etnográficas.
8. Comunicação Estratégica e Marketing: definições, objetivos e práticas.

Módulo III – Gestão e Estratégia Culturais
9. O Chief Culture Officer e a profissionalização.
10. Branding e Estratégia Culturais: a análise de narrativas estratégicas e a geração de mitos.
11. Estilos de Vida e Marketing Tribal: uma nova forma de segmentação de públicos.
12. Articulações e Aplicações na Gestão Estratégica da Cultura: projetos na comunicação estratégica.


Avaliação

Cada sessão do seminário será dividida em três momentos. O primeiro momento será dedicado à discussão de textos previamente preparados, proporcionando um debate e o confronto de ideias, bem como o aprofundamento de questões fundamentais. No segundo momento terá lugar a exposição e o enquadramento teórico de conceitos e métodos para aplicação no desenvolvimento da investigação e dos trabalhos, bem como a discussão de casos de estudo que ilustram a aplicação dos mesmos. Por último, no terceiro momento, os alunos desenvolvem e discutem, ou apresentam em grupo, os seus trabalhos, beneficiando de uma articulação próxima com o docente e com os restantes colegas.

Avaliação:
Relatórios e Trabalhos de Projeto: 70%
Prova Escrita de Conhecimentos: 30%

 

Bibliografia

COVA, B.; Cova, V. (2002). Tribal Marketing: The tribalization of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, special issue on Societal Marketing in 2002 and Beyond.
DRAGT, Els (2017). How to Research Trends. Amsterdam: Bispublishers.
HIGHAM, William (2009). The Next Big Thing. London: Kogan Page.
HOLT, D. e C. Douglas (2010). Cultural Strategy: using innovative ideologies to build breakthrough brands. Oxford: Oxford U. Press.
HOLT, D.  (2004). How Brands Become Icons: The Principles of Cultural Branding. Boston: Harvard Business School Press.
MCCRACKEN, G. (2011). Chief Culture Officer. How to create a living, breathing corporation. New York: Basic Books.
VEJLGAARD, H. (2008). Anatomy of a Trend. New York: McGraw-Hill.