Apresentação da UC e Bibliografia. Métodos de Avaliação e funcionamento

26 Janeiro 2021, 14:00 Catarina Viegas

Apresentação da UC e Bibliografia. Métodos de Avaliação e funcionamento.

Foi enviado email com as principais informações e links para as aulas Zoom.

Apresentação da UC e Bibliografia. Métodos de Avaliação e funcionamento. Adaptação ao online difícil numa UC eminentemente prática. Horário de quarta feira passa a ser das 9_11h.

Métodos de avaliação serão: 1 ficha de leitura da obra de E. Harris, Princípios de estratigrafia arqueológica (a entregar a 5 de Abril) e um teste final presencial.

Será ainda feita a apresentação oral e discussão de um artigo de arqueologia, apontando as principais ideias e conclusões e destacando a componente gráfica. Lista dos artigos e calendarização no Moodle.

Serão enviados desenhos à medida que forem sendo realizados, aspecto que é igualmente considerado na avaliação final.

A participação activa nas aulas será igualmente valorizada.

Será disponibilidada informação adicional sobre a apresentação dos artigos e sobre a ficha de leitura a realizar , na página Moodle criada para o efeito. Nesta página serão também disponilbilizados pdfs de artigos, links para recursos online e os ficheiros que serão obkjecto de tintagem e montagem de figuras com recurso ao Programa Inkscape (software de acesso para desenho).

Mudança de horário com bloco de 3 horas para garantir aulas práticas na sala de computadores 1.2 (quartas das 8.00-11.00h). 

Com confinamento aula Zoom de quarta passou a ser passou a ser das 9 às 11h.


Programa (na língua de ensino) | Course description (in the language of instruction)

1. A publicação do desenho arqueológico.

2. Documentação gráfica no Regulamento de trabalhos arqueológicos (relatórios), nas publicações

(normas de edição) e em outros contextos.

3. Normalização do desenho de materiais arqueológicos: edição de desenho de cerâmicas com recurso a Illustrator.

3.1. Tintagem de originais: bordo e fundos.

3.2. Organização de estampas e figuras. Escalas utilizadas. diferentes tipos de ficheiros.

3.3. Utilização do clipping – mask para desenho de cerâmica manual, desenho de artefactos em metal, etc.

3.4. Organização do arquivo de desenho.

4. Leitura, interpretação e análise crítica de desenho arqueológico publicado.

5. Introdução ao desenho de campo: plantas, alçados, cortes e perfis estratigráficos.

5.1. O desenho no contexto do registo de campo : fotografia e registo de unidade estratigráfica em ficha descritiva.

5.2. As ferramentas informáticas no registo de campo.

6. Introdução ao desenho cartográfico. A cartografia no quadro da investigação arqueológica. Os

Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a Arqueologia.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in the language of instruction)

A avaliação, que segue os princípios gerais do RAE, é feita tendo por base dois testes teórico

práticos com ponderação de 50% cada na nota final, assim como a apresentação do Port-folio com

os desenhos realizados nas aulas. A assiduidade e a participação activa nas aulas será igualmente valorizada.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, ficheiros para serem trabalhados no decurso das aulas, tutoriais, link para sites de interesse para a disciplina , etc.), são disponibilizados através da páginada disciplina no Moodle.

 

Bibliografia (selection) | Bibliography (selection)

Dorrell, Peter G. Photography in Archaeology and conservation, Cambridge: Cambridge University Press (Cambridge Manuals in Archaeology). 1994.

Harris, Edward. Princípios de estarigrafía arqueológica. Barcelona: Editorial crítica. 1991.

Madeira, José Luis. O Desenho na Arqueologia. Coimbra: Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 2002.

Cartografia: Carta Militar 1:25.000

Carta Geológica de Portugal

Bibliografia adicional é indicada no decurso das aulas e disponibilizada na página Moodle criada para o efeito. São igualmente fornecidos três documentos pdf com tutoriais sobre: 1) tintagem de cerâmicas, 2) utilização do “clipping mask” e 3) montagem de estampas com recurso ao Adobe Illustrator.