Sumários

Introdução ao Programa da disciplina

17 Fevereiro 2017, 14:00 Catarina Viegas

Introdução ao Programa da disciplina. Considerações sobre o funcionamento das aulas, utilização dos meios informáticos e acesso ao Moodle.

A avaliação segue os princípios estabelecidos no RGA e baseia-se em dois testes teorico-práticos (80%) e apresentação do portefolio com os desenhos realizados (20%). Além dos ficheiros a serem trabalhados nas aulas serão disponibilizados tutoriais para o desenho com recurso aos meios informáticos.____Programa da UC e Bibliografia base:

1.Nome da unidade curricular

Técnicas de documentação gráfica em Arqueologia

 

2.Ciclo de estudos

1.º

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (45 TP+30 O)

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

-

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final do semestre o estudante terá adquirido competências que lhe permitem editar desenho arqueológico destinado à publicação em trabalhos académicos, relatórios e artigos científicos (OA1).

Irá igualmente familiarizar-se com algumas noções teórico-práticas acerca do desenho de campo (OA2) e do desenho cartográfico (OA3).

A leitura crítica de desenho arqueológico publicado é igualmente desenvolvida (OA4).

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

By the end of the semester the student will be able to edit archaeological drawing to be published in academic and scientific papers and reports (OA1).

Other goal of this course is to give a general overview about archaeological illustration in the field (OA2) and archaeological cartography (OA3). The critical reading and analysis of published archaeological illustration is another goal of this subject.

 

6.Conteúdos programáticos

CP1. A publicação do desenho arqueológico. Princípios básicos.

CP2. Normalização do desenho de materiais arqueológicos: edição com recurso a Illustrator.

CP3. Leitura, interpretação e análise crítica de desenho arqueológico publicado

CP4. Introdução ao desenho de campo: plantas, alçados, cortes e perfis estratigráficos.

CP5. Introdução ao desenho cartográfico.

 

6.Syllabus

CP1. Basic principles of the publication of archaeological drawing.

CP2. Normalization of the illustration of archaeological materials: editing using Illustrator software.

CP3. Reading, critical analysis and interpretation of published archaeological drawing.

CP4. Introduction to drawing in the field: plans, elevations, sections and stratigraphic profiles.

CP5. Introduction to cartographic illustration in archaeology.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação coerente dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade desenvolve-se segundo o esquema:

OA1 –CP1 e CP2

OA2 e OA3 – CP4 e CP5

OA4 – CP3

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The syllabus is coherent with tthe curricular unit’s objectives following the scheme bellow:

OA1 –CP1 e CP2

OA2 e OA3 – CP4 e CP5

OA4 – CP3

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas decorrem na sala de computadores (1.2) e dividem-se em dois tipos essenciais: aulas teórico-práticas em que se expõem os temas dos CP e se interpreta o desenho arqueológico publicado e aulas práticas em que os estudantes utilizam o programa de software da Adobe Illustrator para tintagem e edição de desenho arqueológico. Prevê-se a realização de uma visita de estudo a um sítio arqueológico onde seja possível praticar o desenho arqueológico de estruturas (S. Miguel de Odrinhas).

A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base testes teórico-práticos com ponderação de 75% da nota final. Os restantes 25% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, ficheiros para serem trabalhados no decurso das aulas, tutoriais, link para sites de interesse para a disciplina , etc.), são disponibilizados através da página da disciplina no Moodle.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

Classes take place in the computer room (1.2) and are divided into two basic types: seminar type lessons in archaeological illustration editing subjects and the critical analisis of published archaeological drawings; and practical classes where students use the software program Adobe Illustrator to ink and edit archaeological drawing. We also plan to make a field trip to an archaeological site in order to practice drawing archeological structures (S. Miguel de Odrinhas).

The evaluation follows the general principles of the RGA, is made based on tests (75% of the final mark). The remaining 25% correspond to the evaluation of class participation, including the presentation of the port-folio with drawings done in class.

Bibliography and other online resources (PDF, files to be worked on during the lessons, tutorials, links to sites of interest to the discipline, etc..) are available through the Moodle page dedicated to the subject

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O esquema de aulas teorico-práticas destina-se a abordar os pontos de enquadramento acerca da edição de desenho arqueológico, aspectos gerais e objectivos do desenho de campo e do desenho cartográfico, assim como à leitura de desenho arqueológico publicado.

As aulas práticas, na sala de computadores, permite a utilização dos meios informáticos, nomeadamente o programa Illustrator, na edição de desenho arqueológico.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

Seminar type lessons allow the understanding of the general framework of the questions related to the editing of archaeological drawing, the main goals of both field and cartographic illustration as well as the critical analysis of published archaeological drawing.

Practical classes take place in the computer room allowing the students to use the appropriate software in the editing of archaeology illustration, namely Illustrator.

 

10.Bibliografia

Dorrell, P. G. (1994) – Photography in Archaeology and conservation, (2ª ed), Cambridge University Press (Cambridge Manuals in Archaeology).

Hawker, J. M. (1999) – Archaeological field recording (edição do autor).

Madeira, J. L. (2002) – O Desenho na Arqueologia, Coimbra: IAFLUC

Martingell, H.; Saville, A. (1988) - The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. Northampton: AAIS and LSS.

 

Bibliografia adicional é indicada no decurso das aulas.

São igualmente fornecidos três documentos pdf com tutoriais sobre tintagem de cerâmicas, utilização do “clipping mask”  e montagem de estampas com recurso ao Adobe Illustrator

 

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

O horário de atendimento será indicado no início do ano lectivo.



Introdução a Técnicas de Documentação Gráfica em Arqueologia

13 Fevereiro 2017, 08:00 Elisa Rosa Barbosa de Sousa

Apresentação do plano da disciplina

Indicação do material a adquirir
Sistema de avaliação (2 testes de avaliação - 80%; portfólio - 20%)