Apresentação e conversação

20 Fevereiro 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

TEORIA E ESTÉTICA DO TEATRO

TEORIA E ESTÉTICA DAS ARTES DO ESPECTÁCULO

 

Calendarização lectiva

Versão sempre em actualização

 

Horário: 3ªs e 6ªs das 16:00 às 18:00

Sala – 7.1., pontualmente 10.1

 

Recepção de alunos – 2ª feira das 13:00:00 às 14:00 (marcação prévia)

 

FEVEREIRO                       3ª FEIRA                             1ª Aula

 

20

 

Apresentação do programa e seus objectivos. Desejamos criar uma prática de leitura e análise de objectos artísticos na área do teatro, da música e da dança que nos proponham um prazer ou um desprazer reflexivo, ou uma gradação de sensações com os quais possamos conviver. Esse convívio é estético poderá ser também uma porta aberta para outros tipos de nexos, nomeadamente a ética e a política, o pensar imperfeito (Filomena Molder), a vontade de querer construir dramaturgia, o interrogarmo-nos sobre sobrepostas camadas que dão corpo à nossa espécie e que configuram seres singulares que nos atraem e nos repugnam por intermedialidade. Ocupar-nos-emos, por exemplo, do diverso, do associado e do exposto.

Este programa acompanha em obra artística: 1. O problema dos refugiados na Europa; 2. Os caminhos da Escravatura até aos dias de hoje; 3: o luto.

Referenciámos sumariamente as estratégias e metodologias de trabalho. Assinalámos que havendo uma concentração sistemática nos objectos de estudo propostos, o apoio bibliográfico e sitiográfico corresponderá a um complemento às nossas realizações.

O processo de avaliação foi apresentado e comentado, tendo os alunos recebido documento detalhado sobre esse assunto.

 

·         Data de realização do 1º teste de avaliação: dia 20 de Março de 2018 (Anfiteatro II). Duração da prova com consulta: duas horas. O resultado e a correcção desta prova serão apresentados no dia 24 de Abril de 2018, salvo se houver qualquer imponderável.

·         Data de realização do 2º teste de avaliação: dia 1 de Junho de 2018 (Sala 9 PN). Duração da prova com consulta: duas horas.

·         Os resultados do 2º teste, sua correcção e toda a avaliação final de cada aluno serão apresentados e discutidos no dia 19 de Junho de 2018, em horário de aula.

·         A haver trabalhos individuais como substituição do 2º teste, estes serão entregues impreterivelmente até ao dia 1 de Junho de 2018.

 

 

 

 

Receberemos em aula três convidadas que connosco colaborarão ao longo do semestre em módulos de três unidades cada:

Ângela Orbay em Têxteis e Performance (3); Maria Carneiro sobre o Frio e o espectáculo NEOARTIC do grupo dinamarquês Hotel Pro Forma (3); Sara Anjo com uma intervenção dedicada a dança e Natureza (3)

 

Espectáculo sugerido para vermos em conjunto: Sacro – Efabulações em torno de mapas intensivos, coreografia de Sara Anjo, Galeria Zé dos Bois, Rua do Século, nº 9, Porta 5, no dia 3 de Maio às 21:30.

Entrada de estudante em grupo: 5€

 

Sacro é uma peça que parte do encontro de cinco artistas num processo de efabulação em torno do mecanismo de caminhada. Com base em processos simbióticos de transformação e mutação, apresentam-se cinco danças que propõem mapear o papel do sacro nesse movimento. Este osso localizado no centro do corpo e com uma forma triangular invertida, funde cinco vértebras chamadas sagradas e une o cóccix, o vestígio de uma cauda animal, ao cérebro, um mapa intensivo.

 

Sara Anjo (Funchal, 1982), trabalha na área da dança sobretudo como bailarina e coreógrafa, explorando práticas meditativas e extáticas, sendo a caminhada uma das principais. Questiona-se permanentemente acerca: do que nos move? Como nos movemos? e para onde nos movemos? Desenvolve ainda o seu trabalho através mapas e partituras que registam as múltiplas direcções e afectividades do corpo. Fez formação em dança pela Academia de Dança Contemporânea, Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras e Arte Contemporânea na Universidade Católica de Lisboa. Concluiu em 2016 mestrado em coreografia pela Das Graduate School em Amesterdão. Anna Halprin, com quem estudou pontualmente em 2010 é uma das suas maiores referências artísticas. Desenvolveu o seu trabalho entre Lisboa, Berlim e Amesterdão onde destaca a sua colaboração com o Teatro do Silêncio e a artista Maria Gil e com a coreógrafa canadiana Thea Patterson.

 

 

 

Leitura recomendada:

 Die Schutzbefohlenen (Os protegidos), 2013-2016, de Elfriede Jelinek.

A tradução desta peça é de minha autoria. A mesma foi enviada aos alunos por e-mail. Existe na reprografia azul (Edições Colibri) um exemplar em papel e na pen.