Dançar a vida e a morte ao mesmo tempo

11 Maio 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

                                     6ª FEIRA                               20ª Aula

 

 

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Diálogo artístico entre Sasha Waltz e os seus bailarinos quando a mãe da coreógrafa morreu. noBody (2002), um luto artístico lançado ao espaço e em todas as direcções.

Concluímos o visionamento de noBody produzindo comentário sobre diferentes aspectos que a coreografia nos suscitara.

Em primeiro lugar pudemos operar com emoções que identificavam situações de perda, de desespero, de morte, especificamente coreografadas como conjunto mas também a partir da relação entre pares e trios, agora mais frequentes. Essa energia contagiava no seu trajecto bailarinos que se situavam fora dos grupos principais, que se posicionavam em reflexão (por vezes enfunados pelas máquinas de vento), que exprimiam rasgos de violência entre si, que se mostravam do outro lado da parede com leitura específica, já comentada, e que assim estabeleciam interacção com distintas narrativas corporais ampliadas pelo gigantesco adereço em seda branca de enorme maleabilidade, ou, em alternativa, criavam corpos rígidos dentro de vestes de madeira, invocando a corporália da Bauhaus (início dos anos vinte do século passado) como representação do mecânico, das peças articuladas como dispositivos funcionais, expressão de um mundo industrializado e espelhado no seu progresso.

A visualização desta coreografia de Waltz salienta também num outro plano o que relaciona o lugar do corpo com a sua suspensão e elevação, com a sua imaterialidade e materialização, com projecção para um sentimento de esperança que o final da coreografia anuncia, quando Claudia Serpa Soares (a bailarina portuguesa de Sasha Waltz & Guests) é enfunada (diferentemente do uso da máquinas de vento) nas alturas e regressa ao chão coo se essa viagem pudesse referenciar um acto de libertação.

Nesta coreografia, Waltz vivenciou artisticamente o luto pela sua mãe. Ela própria o disse em vários contextos. A ligação da arte à vida tem destas coisas, mesmo que haja quem insista que assim não é.

Vídeo visualizado:

WALTZ, Sasha & Guests, noBody, ARTHAUS MUSIK, 2011, 85 min. + 8 min. (bónus) com legendas em inglês, alemão, francês e espanhol.