Apresentação: programa, bibliografia, métodos e calendário; elementos e critérios de avaliação.

28 Setembro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

Tendo presentes o programa e a calendarização facultados aos alunos, foram expostos, em grandes linhas, os conteúdos programáticos e os objectivos, específicos e gerais, da disciplina, bem como a metodologia a seguir ao longo do semestre. A bibliografia básica foi também objecto de rápida apresentação, a que se seguiu chamada de atenção para a qualidade do serviço da Biblioteca da FLUL e para o acesso fácil – mas muitas vezes desconhecido dos leitores – a livros e artigos julgados inacessíveis; particular referência, a título de exemplo, à oferta proporcionada por JSTOR e Project Muse. Houve igualmente lugar a breves considerações acerca de alguns portais institucionais que oferecem materiais interessantes para quem estuda literatura espanhola, como, por exemplo, a BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES (http://www.cervantesvirtual.com), e a uma base de dados bibliográficos de grande utilidade no âmbito dos estudos hispânicos, a DIALNET (http://dialnet.unirioja.es), tendo os alunos sido incentivados a identificar outros recursos, de recorte institucional, disponíveis em linha.

Foram depois dadas algumas indicações sobre a natureza dos trabalhos a fazer pelos alunos no âmbito da cadeira e sobre as datas em que deverão ser realizados, tendo o exercício escrito presencial ficado marcado para o dia 7 de Janeiro, no horário habitual (para mais informações, cf. ficha de unidade curricular e calendarização).

Os alunos foram finalmente informados da password que lhes permitirá o acesso à conta de e-learning da disciplina.