Sumários
O "dramma giocoso per musica", de Goldoni
15 Novembro 2019, 12:00 • Maria João Almeida
A fixação da ópera cómica na forma do "drama giocoso per musica": La scuola moderna (1748) e L'Arcadia in Brenta (1749), de Goldoni. Morfologia do "drama giocoso per musica": invenção do insieme final; recurso à arietta; preponderância dos insiemi na abertura de actos ou cenas; redução dos recitativos; reforço dos concertati e dos insiemi; redução do número das partes sérias.
A ópera lírica
13 Novembro 2019, 12:00 • Maria João Almeida
A origem da ópera cómica: Os intermezzi (Veneza) e a commedeja pe mmuseca (Nápoles).
visionamento de parte do filme Farinelli, il castrato (1994).
A ópera lírica
8 Novembro 2019, 12:00 • Maria João Almeida
O sistema métrico ( versi sciolti e versi rimati; a aria e o recitativo) e a linguagem poética. Géneros de dramma per musica (ópera séria e ópera cómica). O libreto no século XVIII. Factores subjacentes às intervenções nos textos poéticos dos libretos. A transmissão dos libretos no séc. XVIII: "tradição de execução ou de representação" e "tradição do texto de autor".
Conclusão do estudo de La mandragola. Introdução ao estudo da ópera lírica de Setecentos
6 Novembro 2019, 12:00 • Maria João Almeida
Amor e enganos ou o triunfo da lógica do útil. A sátira social. O tratamento original da temática amorosa . Análise de passos do Acto V.
Definição de ópera lírica. A invenção florentina da ópera e sua difusão na península itálica.
Estudo de La mandragola
30 Outubro 2019, 12:00 • Maria João Almeida
Partidas e enganos e o modelo boccacciano. O recurso ao disfarce e à partida. A originalidade do papel desempenhado pela personagem do parasita. Análise de passos dos Actos III e IV.