Sumários
Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.
20 Dezembro 2019, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
DEZEMBRO 6ª FEIRA 27ª Aula
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Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.
Aulas previstas em Dezembro – 6 |
Aulas dadas em Dezembro – 6 |
Saídas culturais - 0 |
Saídas cá dentro - 4 |
Bastidores cénicos e multimédia
18 Dezembro 2019, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
DEZEMBRO 4ª FEIRA 26ª Aula
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Acedemos a pequenos filmes de arquivo sobre a preparação de cenas criadas por Oskar Schlemmer anteriores ao Ballet Triádico mas também fundadores dele.
Curioso para nós foi o facto de podermos pela primeira vez visualizar os actores em cena com os seus artefactos. Nas cenas finais os efeitos de luz não permitiam esse reconhecimento. Ocultos no escuro, o que nos era dado ver eram os objectos manipulados.
Seguiu-se novo material para apreciação, desta vez pequenos objectos fílmicos, embora a Bauhaus não tivesse atelier de cinema. Esses objectos recuperavam a estética abstraccionista que víramos com Kandinsky e Kurt Schmidt criando uma visualidade idêntica às cenas em palco, se bem que com uma outra configuração que as técnicas cinematográficas da época permitiam, por exemplo, a construção e desconstrução de séries, o reposicionamento de formas, a criação de velocidade.
DVD visionado
Bühne und Tanz | Stage and Dance – Oskar Schlemmer, Edition Bauhaus, 15 min. Objectos fílmicos de arquivo, 2014.
DVD visionado
Medien-Kunst, Edition Bauhaus, exemplificação: Werner Graeff, Hans Richter, Viking Eggeling, Heinrich Brocksieper, Kurt Kranz e Kurt Schwerdtfeger, 2009, 76 min.
Perguntar e responder com o corpo
13 Dezembro 2019, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
DEZEMBRO 6ª FEIRA 25ª Aula
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Segunda aula sobre a ideia de corpo como oráculo dada pelas coreógrafas e bailarinas Sara Anjo e Teresa Silva
Leitura das 3 cartas da aula anterior como partituras para a criação de uma prática física ou exercício. Realização do exercício, dando atenção ao corpo e à experiência que está a ocorrer. Elaboração de uma carta, através do desenho, que possa resumir a experiência do exercício. Elaboração de um mapa com as cartas dos alunos, privilegiando a relação entre as cartas e a sua espacialização. No mapeamento, cada aluno atribuiu um nome à sua carta. Perante o mapa, é proposto um exercício de co-imaginação, no qual co-imagina-se um espectáculo. As cartas servem de inspiração e suporte para o exercício e cada aluno vai acrescentando informação à vez. Partindo do mesmo princípio, cria-se em conjunto uma pergunta que o espectáculo imaginado sugere. Como conclusão é proposto um tempo de reflexão e feedback sobre as aulas.
O corpo como um oráculo
11 Dezembro 2019, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
DEZEMBRO 4ª FEIRA 24ª Aula
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Introdução ao projecto em desenvolvimento pelas coreógrafas e bailarinas Sara Anjo e Teresa Silva, intitulado Oráculo. Exercício de elaboração de perguntas ao teatro, ao mundo, a si próprio e ao oráculo. Leitura das perguntas. Discussão sobre o que é um oráculo, nomeadamente no contexto deste projecto: o corpo como oráculo, oráculo como criação de possibilidades e perspectivas sobre a realidade. Exercício de leitura de cartas - criadas no contexto deste projecto artístico - como resposta ou perspectiva sobre as perguntas colocadas pelos alunos.
vaziopleno - mapa conceptual prático
6 Dezembro 2019, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
DEZEMBRO 6ª FEIRA 23ª Aula
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Sumário:
Sessão prática para abordagem a algumas das inquietações e interrogações apresentadas no mapa conceptual, ainda em esboço, apresentado na sessão anterior. O processo de pesquisa de movimento contou com a generosa participação dos alunos, na exploração de materiais a integrar na peça vaziopleno.
- Verticalidade.
- Small dance: forças de manutenção do equilíbrio, num movimento contínuo.
Ampliação dos movimentos micro.
O movimento que se torna perceptível no exterior.
- Ir e voltar no balanço constante: pensamentos que se reformulam a cada instante.
Um vaivém na construção de um gesto hesitante.
Avançar. Progredir no espaço, na direcção do vazio.
Encontrar um outro corpo.
- Caminhar pelo espaço.
Eu no espaço com a imagem do homem de vitrúvio
Eu no espaço, a cruzar tantos outros Eus.
- Observação do corpo do outro: dos pés, cada grande grupo articular, até chegar ao rosto para repousar no olhar do Outro.
Quem é o Outro
Quem sou eu, na relação com o outro eu
- Tocar - abraçar - acolher o Outro.
- Pequenas transferências de peso.
O espaço entre duas pessoas.
Diagonal na exploração de transferências de peso
- Ocupar os espaços vazios do corpo do Outro.
Formas escultóricas que revelam a passagem e a ausência do Outro.
Corpo ausente.
Nesta última fase da exploração, referência à obra "One minute sculptures" de Erwin Wurm. Patente ao público no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em 2005.
Volto a sugerir a visualização do filme "Lá Jetée", de Chris Marker._
Mário Afonso