O que pode um corpo - Projecto Embodied Oracle

20 Novembro 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

NOVEMBRO                       3ª FEIRA                              17ª Aula

 

 

20

 

1. Introdução e apresentação do projecto Embodied Oracle - reflexão sobre o corpo como lugar de conhecimento, sabedoria. 

2. Prática de sintonização do corpo trazendo a atenção ao momento presente

3. Formulação da pergunta "Onde está a minha atenção agora?" e jogo colectivo escrito de reformulação das perguntas, de forma a torná-las mais precisas.

4. Exercício para situar a pergunta numa parte do corpo e dançar a perguntar

5. Realização de uma "carta síntese" da experiência

6. Revelação das cartas através da construção colectiva de um mapa

7. Propostas de leituras do mapa - O que vejo?

 

SARA ANJO E TERESA SILVA

 

Embodied Oracle é um projecto de investigação que procura cruzar práticas de atenção, de movimento e de composição coreográfica com práticas de registo, através da escrita e do desenho. Alimentando-se do imaginário dos oráculos e tarots, procura investigar o potencial revelador, lúdico, terapêutico e transformador deste tipo de experiências, transportando-o para o seio da prática da dança. Interessa-se ainda por explorar noções de leitura, narrativa, dramaturgia e partitura, que interceptam estes universos.

 

 

Sara Anjo (Funchal,1982) trabalha na área da dança sobretudo como bailarina e coreógrafa, explorando práticas meditativas e extáticas, sendo a caminhada uma das principais. Fez formação em dança pela Academia de Dança Contemporânea, Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras e Arte Contemporânea na Universidade Católica de Lisboa. Mestrado em coreografia pela DasGraduate School (2016) em Amesterdão. Enquanto criadora apresentou o seu trabalho em Portugal, Alemanha, Holanda, Eslovénia e Cabo Verde. Desenvolveu Ninguém Sabia Contar Aquela História, um espectáculo sobre o feminino (Box Nova CCB 2011); Paisagens Líquidas, uma dança que viaja por um lavadouro público (Teatro do Silêncio 2012); Em Forma de Árvore, um solo de dança extática (Negócio-ZDB 2016); Caminhada pela Fronteira em colaboração com o Teatro do Silêncio (Teatro do Silêncio 2017) e Sacro, uma caminhada magnética (Negócio-ZDB 2018).

http://saraanjoo.wix.com/saraanjo

Teresa Silva (Lisboa, 1988) trabalha como bailarina e coreógrafa independente desde 2008. Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional, a Escola Superior de Dança e o PEPCC, ministrado pelo Forum Dança. Como intérprete, trabalhou com Marco d'Agostin, Loïc Touzé, David Marques, Liz Santoro & Pierre Godard, Rita Natálio, Luís Guerra, Tiago Guedes, Tânia Carvalho e Sofia Dias & Vítor Roriz, entre outros. Mais recentemente criou O que fica do que passa e Nova Criação, em colaboração com Filipe Pereira. Desde 2012, tem-se dedicado também ao ensino e colaborado em projectos ligados à prática pedagógica no âmbito da dança contemporânea e das artes performativas.

http://silvateresa.weebly.com/