Da Nova Dança Portuguesa à Geostética
23 Novembro 2020, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
NOVEMBRO 2ª FEIRA 14ª Aula
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Recebemos hoje o bailarino, coreógrafo e professor Mário Afonso que nos falou de si, do seu processo decrescimento artístico e de algumas das suas iniciativas em prol da memória da Nova Dança Portuguesa surgida na década de oitenta do séc. passado. A este propósito o nosso convidado expôs em que consiste o projecto Prata da Casa, em consolidação desde 2016. Este projecto regista as memórias de bailarinos e coreógrafos portugueses, de estudiosos da dança, de uma forma livre e não em registo de entrevista. Esses testemunhos não só permitem que tenhamos acesso a outro tempo e à sua reformulação no presente da exposição como permite também que participemos na performatividade de cada autor. A liberdade de presença de quem fala aproxima-se de nós pelos gestos, pela suspensão do discurso, pelos silêncios, pelo avanço rápido de um momento de entusiasmo, sem
que exista um entrevistador (às vezes insistente…) a intermediar o que dicará dito e gravado. Esta estratégia vai ao encontro do modo como cada memória flui e se deixa fixar.
Prata da Casa é um instrumento de investigação, mas também de afecto, para quem tenha com os artistas em questão uma relação próxima de acompanhamento e visionamento de espectáculos.
Sumário
Apresentação do Prata da Casa, acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea portuguesa.
Os constantes recomeços que se refletem na comunidade artística.
Breve contextualização do projecto de criação vaziopleno: a geoestética; as lógicas mundiais: terrestre, marítima, aérea e planetária; o desaparecimento do corpo.
Proposta de trabalho prático em torno da ideia de cápsula do tempo tendo em conta as seguintes premissas:
Individualmente cada aluno regista com o seu telemóvel, em vídeo, quatro momentos:
- Um discurso verbal.
- Representação de uma ideia relacionado com o desaparecimento do corpo.
- Registo de uma parte do corpo.
- Registo livre.
Cada registo vídeo deve ter 20 segundos e deve ser enviado por e-mail até ao próximo dia 30 de Novembro.
Referências bibliográficas:
José Bragança de Miranda, Corpo e imagem, Vega.
André Barata, O desligamento do mundo e a questão do humano, Documenta
Projecção dos vídeos:
Blind child, de Johan van der Keuken.
Framework, peça que apresentei recentemente, em Setembro passado, no Festival Cumplicidades.