Feuerbach vs.. Handke

4 Outubro 2016, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Espectação sugerida de duas produções artísticas em exibição em Lisboa durante a segunda quinzena de Setembro: Fahrenheit 451 de Ray Bradbury adaptado e dirigido por Pedro Alves para o Teatromosca, apresentado no Teatro do Bairro (22 a 24 de Setembro, 1h20m) e Vortex Temporum, espectáculo de dança da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker sobre a partitura homónima de Gérard Grisey, Culturgest (29 e 30 de Setembro, 1h).

 

Prossecução da actividade laboratorial com a peça Gaspar de Peter Handke. Primeira acção desenvolvida em torno da figura de Gaspar, do modo como se apresenta, de como cria ordem com objectos e peças de vestuário (até ao final da parte 25, p. 48): «posso contar. (…) posso comparar» (p. 42)  As cenas estudadas não contaram ainda com a intervenção auditiva das vozes dos pontos-instrutores.

Optámos antes por fazer vir a terreno o relatório jurídico-humanitário de Anselm Feuerbach sobre o jovem Kaspar Hauser, um caso de estudo sobre os efeitos da incomunicabilidade na vida do ser humano.

Foram ouvidos neste contexto os contributos das alunas Nisa Elisário, Ana Baltazar e Alexandra Comnos que se ocuparam do primeiro capítulo da obra em estudo, considerando nas respectivas intervenções partes da obra de Peter Handke que pudessem ter correspondência com o documento histórico.

 

 

Leituras recomendadas:

HANDKE, Peter 1974, Gaspar | Grito de Socorro, Tradução de Anabela Mendes, Colecção Teatro Vivo, Lisboa: Plátano Editora.

FEUERBACH, Anselm 1833, Caspar Hauser – An Account of an individual kept in a dungeon, separated from all communication with the world, from early childhood to about the age of seventeen

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