S de Sasha
22 Novembro 2016, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Entrega e comentário dedicados ao primeiro teste de avaliação de conhecimentos.
Visualização do segundo DVD do tríptico em estudo: S.
Breve conversa sobre o efeito causado por este visionamento. Identificação de diversas camadas de sentido provenientes da construção coreográfica, nomeadamente a criação de diversos ambientes (cenário, luz) que invocavam no observador um percurso múltiplo, por vezes poético. Este percurso mantém a linha de partida do tríptico, a relação com o corpo, a partir do corpo e sobre o corpo, mas agora de um modo mais íntimo e sensível. O tempo nesta parte do espectáculo (as primeiras cenas de duetos e tercetos) decorre como se de uma descoberta amorosa e pura se tratasse. A percepção do corpo é feita pela aproximação, pelo toque, pelo conforto da experimentação. Progressivamente vão sendo introduzidos outros elementos imagéticos (a água, a savana, os seres antropomórficos, o vestuário) que acentuam a incorporação do espaço no movimento e aceleram o tempo da representação, a partir de uma progressão simbólica que se desenvolve de um espaço adâmico para um espaço fragmentado e que diverge, ora numa perspectiva onírica, ora num quadro de acções do quotidiano. A recorrência à sucessão discreta de imagens no ciclorama, imagens que fazem falar o exterior das acções e movimentos dos bailarinos, parece estabelecer e manter o fio condutor de S. S de Sasha. S de moimento coleante dos corpos. S de uma simbologia de experiência pessoal da coreógrafa que se expande e recua como o que acontece quando olhamos para um quadro de longe, indistinto na sua presença real.
DVD visionado:
WALTZ, Sasha & Guests, S, ARTHAUS MUSIK, 2011, 66 mins. + 30 mins. (bónus) com legendas em inglês, alemão, francês e espanhol.