Sasha Waltz - uma artista multímoda

15 Novembro 2016, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Entrámos no universo da coreógrafa Sasha Waltz (1963 -) através de um vídeo, A Portrait, que procura recuperar os aspectos mais significativos da vida e da carreira da artista alemã e que nos permite vislumbrar um pouco da sua natureza rebelde e imaginosa na área da dança, da performance, da instalação, de exposições.

Apercebemo-nos do seu enorme gosto por espaços rasgados e monumentais, nomeadamente museus, onde os seus bailarinos se espraiam em simbiose com a arquitectura interior desses lugares.

Sasha Waltz coreografa igualmente óperas. Invulgar este seu gosto por se cingir a uma partitura e a um libreto. Muitas das óperas por si até agora coreografadas têm tido o melhor acolhimento na Alemanha e por todo o mundo.

Com uma artista tão valiosa e interessante, que tem uma particular devoção por integrar a sua família no trabalho que empreende, poderemos aprender alguma coisa, mesmo sabendo que o material de que dispomos não é o espaço cénico mas meros DVDs. Significa isto que estaremos a ser conduzidos pelo olhar de outrem. Apesar dessa limitação estou certa de que poderemos tirar benefício da experiência.

Pudemos ainda ver um vídeo de ensaio de um das obras curtas de Sasha Waltz para o espectáculo Dialogue 06 – Radiale Systeme. Estas pequenas obras ocorrem normalmente entre óperas e têm a função de as projectar em relação a desenvolvimentos futuros. Radial System significa sistema radial, à letra, embora neste caso se reporte ao edifício de uma antiga fábrica de tratamento de águas em Berlim, onde Sasha Waltz e o seu Ensemble (Sasha Waltz & Guests) trabalham desde há cerca de oito anos. Pudemos observar esse ensaio conduzido pela coreógrafa junto dos seus bailarinos e na presença de membros do agrupamento musical Akademie für Alte Musik, que aí também ensaiavam.

Fizemos o reconhecimento de diálogo entre corpo e música (Purcell, Telemann, Vivaldi), a partir da estrutura interna de partituras, na criação da coreografia. Apercebemo-nos da integração do movimento mecânico e repetitivo na explosão do movimento livre desenhado como seu contraponto e continuação. Observámos a presença de outras artes (body painting, construção de instalação) na concepção da coreógrafa. Pudemos finalmente assistir ao modo como a habitabilidade de grandes espaços se produz através do corpo dançante e repousante.

Pudemos finalmente percepcionar o espaço dessa antiga fábrica, de dentro para fora, projectada sobre o rio Spree, que é o rio que atravessa as partes mais antigas da cidade de Berlim, embora o antigo e o contemporâneo se misturem nesta cidade em permanência.

DVD visionados:

KRAMER, Brigitte, Sasha Waltz – A Protrait, ARTHAUS MUSIK, 2014, Rehearsal, 72 mins.

KRAMER, Brigitte, Sasha Waltz – Rehearsal, ARTHAUS MUSIK, 2014, Rehearsal, 22 mins.

 

http://www.radialsystem.de/rebrush/downloads/RADIALSYSTEM%20V_en_web.pdf