Sumários

De Revolutionibus Orbium Caelestium, Copérnico (Henrique Leitão - FCUL)

2 Março 2016, 16:00 Bernardo Machado Mota

Apresentação de De Revolutionibus Orbium Caelestium, Copérnico (Henrique Leitão - FCUL).

Contexto.
Astronomia e filosofia natural no século XVI.
O programa da astronomia antiga: salvar os fenómenos.
Copérnico: vida e obra.
Notas sobre o prefácio de Osiander.


Aula de discussão

26 Fevereiro 2016, 16:00 Bernardo Machado Mota

Tratados de Vestafália. Notas e perguntas.

Definição de Sacro Império Romano e da Guerra dos 30 anos.

As lutas religiosas dos séculos XVI e XVII: Reforma e contra-reforma.

Paz/Acordo de Augsburg: princípios (Cuius regio, eius religio; reservatum ecclesiasticum; declaratio Ferdinandei)

Discussão sobre passos específicos:

INSTRUMENTA PACIS Münster §1. Caracterização da paz negociada. Condições para se obter uma paz perpétua. 

INSTRUMENTA PACIS Münster §2-5. Esquecimento na história? 

INSTRUMENTA PACIS Münster §47; Osnabruck §5.1; 5.3; 5.34. A questão da liberdade religiosa

INSTRUMENTA PACIS Münster §61-66. Vestefália e o nascimento do moderno conceito de nação.


Tratados da Paz de Vestefália (Isabel Graes - FDUL).

24 Fevereiro 2016, 16:00 Bernardo Machado Mota

Apresentação dos Tratados da Paz de Vestefália (Isabel Graes - FDUL).

Notas sobre os artigos mais importantes dos tratados de Münster e Osnabrück.


Tratados da Paz de Vestefália.

19 Fevereiro 2016, 16:00 Bernardo Machado Mota

Apresentação dos Tratados da Paz de Vestefália (por Isabel Graes - FDUL).

Contexto geral: guerra dos 30 anos.


Introdução + Was ist Aufklärung?, Kant

17 Fevereiro 2016, 16:00 Bernardo Machado Mota

Apresentação do programa e normas de funcionamento da disciplina.

Indicação das normas de avaliação: A classificação final corresponde à média de dois testes escritos a realizar nas Sessões 14 e 28 (8 de Abril e 3 de Junho). Os testes são obrigatórios e não têm segunda chamada. A presença nas Sessões é obrigatória e as eventuais faltas devem ser justificadas nos termos do Regulamento Geral de Avaliação em vigor.

Comentário corrido do texto "O que é o Iluminismo" de Kant, com contextualização. Discussão. 

Iluminismo e esclarecimento, liberdade, emancipação individual, social e política.