DESCRIÇÃO DO CURSO:
Os textos que consideramos fundamentais são aqueles textos que foram lidos por muitas gerações de leitores antes de nós. Passaram no “teste do tempo”, e sobreviveram às modas, aos gostos, às teorias e aos contextos históricos e sociais. Tornaram-se clássicos, em suma, e passaram a ser estudados nas salas de aula por terem desafiado os melhores intelectos, por terem dado prazer a quem os leu, por terem alterado de modo drástico as disciplinas em que se inserem, ao ponto de ser impossível falar dessas áreas de estudo (a filosofia, a história da ciência, a literatura, a teoria da arte, entre outras) sem os referir. Neste curso, pretende-se, assim, criar a oportunidade de escrutinar e ponderar argumentos científicos e filosóficos, discutir questões decorrentes de alguma da melhor literatura da tradição ocidental e apreciar a qualidade estética das obras estudadas, de modo a tentar perceber os motivos pelos quais estes textos suscitaram tanto interesse ao longo dos tempos.
O curso consiste em módulos de duas aulas plenárias sobre um texto, leccionadas por um especialista, a que se segue uma aula de discussão numa das doze turmas que existem para esse efeito. Cada turma de discussão tem um calendário específico.
Neste semestre, serão estudados textos de Castiglione, Camões, Shakespeare, Galileu, Milton, Madame de Lafayette, Lessing e Beccaria.
AVALIAÇÃO:
A classificação final corresponde à média de dois testes escritos a realizar na aula. Os testes são obrigatórios e não têm segunda chamada. A presença nas aulas (plenárias e de discussão) é obrigatória e as eventuais faltas devem ser justificadas nos termos do Regulamento Geral de Avaliação em vigor.