Balanço de trabalhos práticos e discussão teórico-metodológica a seu propósito.
3 Abril 2017, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Balanço de Trabalhos Práticos inscritos:
Ana Leonor Couto – Trans-contemporaneidade das artes.
Ana Cristina Boto – Aby Warburg e o projecto do Atlas Mnemosyne.
Ana Margarida Cristina – Albrechrt Durer e a Melancolia I: transcontextualidade e transmemória.
Ana Rita Pereira – Iconoclastia: o dilema ético.
Ângela Correia – O Surrealismo como último instantâneo da inteligência europeia.
Beatriz da Silva – O Belo e o Feio na tatuagem: conceito estético e análise de caso.
Blanca Baeza – Ficha de leitura sobre After the End of Art de Arthur C. Danto.
Carlos Souto – Klimt…
Catarina Mendes Pratas – Conceito de trans-memória imagética face ao acto criativo.
Cheila Nunes – O problema das obras de arte falsas: podem os falsos tornar-se arte ?
Constança Costa Santos – Do espiritual na arte, de Wassily Kandinsky: uma leitura.
Eva Vieira – A visão iconológica da chamada arte degenerada.
Filipa Rita – O Medo na arte: uma perspectiva teórica e crítica.
Francisca Portugal -- O antagonismo do mundo da arte contemporânea.
Frederico Martins – De Re Aedificatoria de Alberti à luz do conceito de trans-contemporaneidade artística.
Giulia Iozzo – a definir.
Inês Coelho – Iconoclastia: religião ou pudor ?
Inês Jorge – Conceitos de História da Arte aplicados à tatuagem.
Inês Lopes Gonçalves – O retrato da cidade na obra Fábula de Veneza de Hugo Pratt.
Inês Mata – Helena Almeida e a arte trans-disciplinar.
Jéssica Oliveira – Origem, aspiração, originalidade, reprodução, aura e pensamentos: personificação nas obras de arte de elementos naturais.
João Barata – Os ready-made como conceito de arte.
Jorge Espinel Romo – O Isis e a arte: uma relação de ódio.
Joseph Seabra – A ex-Jugoslávia em abordagem de memória patrimonial (a definir).
Letícia Simões – O que é a arte ? de Nigel Warburton: ficha analítica.
Mafalda Coimbra – Monumentos desmemorizados: as ruínas e as suas significações.
Maria Francisca Antão – O Belo e o Feio em Umberto Eco.
Marta Nunes -- A arte da memória de Frances Yates: leitura analítica e crítica.
Marta Simões – Ficha de leitura sobre o ensaio ‘Portugal em ruínas’.
Miguel Ángel Martín Manuel – A Cripto-História da Arte, conceito indispensável no estudo da arte.
Nuno Aleluia – O Valor da Arte Popular no Século XXI.
Oriane Barthe – A melancolia na arte no modo como pode influenciar a aura.
Pedro Bonifácio – Ficha de leitura sobre ‘A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica’ de Walter Benjamin.
Pedro Freitas – O conceito de divino manifestado pela luz e o ouro (relacionado com obras a seriar).
Rafaela Silva – O poder e a fragilidade das obras de arte.
Rafaela Xavier – Paul Klee: abordagem iconológica e semiótica (onirismo, arte infantil, dimensão do fantástico).
Raquel Cipriano – Do recreativo na arte.
Rebeca Baptista – A Definição de arte em Umberto Eco.
Susana Valente – Ficha de leitura sobre Como ler uma obra de arte de Omar Calabrese.
Teresa Maia – A fotografia segundo W. Eugène Smith.
Vânia Gouveia – Os painéis de Diogo de Contreiras em São Silvestre de Unhos (1537 e a estética da Bella Maniera como proposta anti-renascentista.