Balanço de trabalhos práticos e discussão teórico-metodológica a seu propósito.

3 Abril 2017, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


Balanço de Trabalhos Práticos inscritos:

Ana Leonor Couto – Trans-contemporaneidade das artes.

Ana Cristina Boto – Aby Warburg e o projecto do Atlas Mnemosyne.

Ana Margarida Cristina – Albrechrt Durer e a Melancolia I: transcontextualidade e transmemória.

Ana Rita Pereira – Iconoclastia: o dilema ético.

Ângela Correia – O Surrealismo como último instantâneo da inteligência europeia.

Beatriz da Silva – O Belo e o Feio na tatuagem: conceito estético e análise de caso.

Blanca Baeza – Ficha de leitura sobre After the End of Art de Arthur C. Danto.

Carlos Souto – Klimt…

Catarina Mendes Pratas – Conceito de trans-memória imagética face ao acto criativo.

Cheila Nunes – O problema das obras de arte falsas: podem os falsos tornar-se arte ?

Constança Costa Santos – Do espiritual na arte, de Wassily Kandinsky: uma leitura.

Eva Vieira – A visão iconológica da chamada arte degenerada.

Filipa Rita – O Medo na arte: uma perspectiva teórica e crítica.

Francisca Portugal -- O antagonismo do mundo da arte contemporânea.

Frederico Martins – De Re Aedificatoria de Alberti à luz do conceito de trans-contemporaneidade artística.

Giulia Iozzo –  a definir.

Inês Coelho – Iconoclastia: religião ou pudor ?

Inês Jorge – Conceitos de História da Arte aplicados à tatuagem.

Inês Lopes Gonçalves – O retrato da cidade na obra Fábula de Veneza de Hugo Pratt.

Inês Mata – Helena Almeida e a arte trans-disciplinar.

Jéssica Oliveira – Origem, aspiração, originalidade, reprodução, aura e pensamentos: personificação nas obras de arte de elementos naturais.

João Barata – Os ready-made como conceito de arte.

Jorge Espinel Romo – O Isis e a arte: uma relação de ódio.

Joseph Seabra – A ex-Jugoslávia em abordagem de memória patrimonial (a definir).

Letícia Simões – O que é a arte ? de Nigel Warburton: ficha analítica.

Mafalda Coimbra –  Monumentos desmemorizados: as ruínas e as suas significações.

Maria Francisca Antão – O Belo e o Feio em Umberto Eco.

Marta Nunes -- A arte da memória de Frances Yates: leitura analítica e crítica.

Marta Simões – Ficha de leitura sobre o ensaio ‘Portugal em ruínas’.

Miguel Ángel Martín Manuel – A Cripto-História da Arte, conceito indispensável no estudo da arte.

Nuno Aleluia – O Valor da Arte Popular no Século XXI.

Oriane Barthe – A melancolia na arte no modo como pode influenciar a aura.

Pedro Bonifácio – Ficha de leitura sobre ‘A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica’ de Walter Benjamin.

Pedro Freitas – O conceito de divino manifestado pela luz e o ouro (relacionado com obras a seriar).

Rafaela Silva – O poder e a fragilidade das obras de arte.

Rafaela Xavier – Paul Klee: abordagem iconológica e semiótica (onirismo, arte infantil, dimensão do fantástico).

Raquel Cipriano – Do recreativo na arte.

Rebeca Baptista – A Definição de arte em Umberto Eco.

Susana Valente – Ficha de leitura sobre Como ler uma obra de arte de Omar Calabrese.

Teresa Maia – A fotografia segundo W. Eugène Smith.

Vânia Gouveia – Os painéis de Diogo de Contreiras em São Silvestre de Unhos (1537 e a estética da Bella Maniera como proposta anti-renascentista.