O Inconsciente Criativo e a Psicologia da Arte.

5 Abril 2017, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Em 1974, António Reis realiza o filme Jaime, apoiado pelo Centro Português de Cinema. Jaime Fernandes, falecido em 1969, nasceu em Barco (Beira Baixo). Trabalhador rural, aos 38 anos foi internado por três décadas no Hospital Miguel Bombarda, como esquizofrénico-paranóico. Como pintor e desenhador, impôs-se: bastaram cinco anos para considerarem o camponês um génio em artes plásticas  Dois anos após a morte de Jaime, António Reis descobriu um desenho seu num gabinete clínico do Hospital e partiu à investigação., reunindo mais cem desenhos do autor e retratando a sua existência. 

Um exemplo: o Palácio Ideal de Ferdinand Cheval (1836-1924): Um sonho esculpido por um carteiro:.«Fils de paysan, paysan, je veux vivre et mourir pour prouver que dans ma catégorie il y a des hommes de génie et d’énergie». o reconhecimento do génio do Chateau de Hauterives (Drôme), em  Châteauneuf-de-Galaure (França), por André Breton e os surrealistas..  

Momentos significativos do encontro entre psicologia e reflexão sobre arte. A noção de inconsciente em freud e Jung: inconsciente indivuidual e colectivo nos actos de criação. A obra Artistery of the Mentally Ill, de 1922, por Prinzhorn, que questiona as fronteiras que separam a arte dos doentes mentais e a arte das pessoas ditas “normais”.  O médico-crítico considerava que o impulso criativo era comum a qualquer ser humano independentemente do seu quadro psíquico. O trabalho de Prinzhorn foi divulgado no meio artístico. Vários artistas conheceram a sua obra e visitaram a sua colecção. 

A obra fundamental de Jean Dubuffet: em 1945 Dubuffet cria a Collection d’Art Brut em que reúne um dos acervos mais significativos de arte realizada em contexto psiquiátrico. Dubuffet definiu nos seguintes termos o conceito de Arte Bruta: «Nous entendons par-là des ouvrages exécutés par personnes indemnes de culture artistique […] Nous y assistons  à l’opération artistique toute pure, brute, réinventée dans l’entier de toutes ses phases par son auteur, à partir seulement de ses propres impulsions. De l’art donc où se manifeste la seule fonction de l’invention […].»  A Collection d’Art Brut de lausanne.

Nise da Sileira, psiquiatra brasileira com formação junguiana, em 1949 cria o atelier de arte na Secção de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II e em 1951 funda o Museu das Imagens do Inconsciente onde expõe as obras dos seus pacientes. Jackson Pollock e a sua viagem ao inconsciente: The source of my painting is the unconscious. O Mudseu de Art Outsider do ex-Hospital Miguel Bombarda e a obra de Jaime Fernandes. O trabalho do Dr. Victor Albuquerque Freire.


BIBL.

1910: Sigmund Freud, Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci

1914: Sigmund Freud, O Moisés de Michelangelo

1932: Carl Gustave Jung, «Picasso» in O Espírito na Arte e na Ciência

1973: L’homme du commun à l’ouvrage, 

2013. Sara Sousa Fernandes Gomes da Silva, A loucura na pintura contemporânea. A descoberta do mundo interior, tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro, Faculdade de Letras de Lisboa, a 19 de Dezembro de 2013.