Teoria e Prática da gravura como Divulgação de Conhecimentos e Ideias Estéticas.

10 Abril 2017, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Sensibilização para a importância da Arte da Gravura na Idade Moderna•História da Gravura / Situação Portuguesa •Critérios de Avaliação de Estampas •Perspectivas do Mercado Actual de Gravura Antiga •Sessão prática de introdução às técnicas de gravura: buril e água forte. “Este gosto pela arte sobre papel foi tão longe no nosso tempo que Rembrandt  pagou cerca de 200 guilders por uma só estampa”, afirmou Samuel van Hoogstraten. •«Infelizmente é uma prerrogativa crescente desta Idade do Papel do mundo que desde que o Universo se tornou objecto do comércio do livro e da estampa, milhares de escritores e artistas cresceram cegos aos raios directamente emanados pela Natureza, mas vendo a um nível satisfatório se esses raios fossem reflectidos numa folha de papel”.(Lichtenberg (comentários sobre a série de gravuras A Harlot’s Progress de W. Hogarth).•Usos da imagem • •Educação do gosto •Disseminação do conhecimento em todos os domínios.Segundo Roger de Piles, que foi o teórico da primazia da cor sobrre o desenho, partindo do exemplo de Rubens, o que torna o seu elogio ainda mais valioso, a gravura é uma arte maior, por diverdsas razões, que enumera: «Le premier est de divertir par l’imitation, & en nous réprésentant par leur Peinture les choses visibles. -- A capacidade da representação do real «divertir pela imitação».•Le 2e. est de nous instruire d’une maniére plus forte & plus promte que par la parole. Les choses, dit Horace, qui entrent par les oreilles prennent un chemi bien plus long, touchent bien moins que celles qui entrent par les yeux, lesquels sont des témoins plus sûrs plus fidéles. -- Superioridade da imagem sobre a palavra como ferramenta educativa.•Le 3e. D’abréger le tems que l’on employeroit à relire les choses qui font échapées de la mémoire, & de la rafraichir en un coup d’œil. -- A comunicação visual e o factor tempo.•Le 4e. De nous réprésenter les choses absentes comme si elles étoient devant nos yeux, & que nous ne pourrions voir que par des voyages pénibles, & par de grandes dépenses -- Capacidade de representação das coisas ausentes.•Le 5e. De donner les moyens de comparer plusieurs choses ensemble facilement, par le peu de lieu que les Estampes occupent, par leur grand nombre, & par leur diversité.-- Portabilidade e a diversidade.•Et le 6e. De former le Goût aux bonnes choses, & de donner au moins une teinture des beaux Arts, qu’il n’est pas permis aux honnêtes gens d’ignorer -- A importância como ferramenta na formação do gosto. Conclui Roger de Piles: Ces effets sont généraux : mais chacun en peut sentir de particuliers selon ses lumiéres & son inclination; & ce n’est que par ces effets particuliers que chacun peut regler la collection qu’il en doit faire (…)” (Roger de Piles, Abregé de la Vie des Peintres, Paris,1699).Notas sobre a difusão da gravura na época do Marquês de Pombal, e a Aula Régia de joaquim carneiro da Silva, segundo a tese doutoral de Miguel Figueira de Faria. •Nível Internacional •Consumo e Coleccionismo • •Coleccionismo • •Do Gabinete à Biblioteca •Massificação (2ª metade do século XVII) •O conceito de Enciclopédia Visual •Coleccionismo mais sofisticado (finais do Seiscentos e Setecentos). Consolidação do connoiseur e do critico •