Comerntários gerais e bib,liografia essencial.

27 Janeiro 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Objectivos gerais 

      O programa deste Seminário visa definir os conceitos, fundamentos, objectivos maiores e também os limites da História da Arte como ramo científico da Ciência das Humanidades. Daí a necessidade de estruturar a sua base de teorização dos fenómenos criativos -- tanto de criação, como de re-criação, de recepção e de fruição. Nem por isso o programa não deixará de ser prático – i. e., convoca constantemente os alunos, os artistas e as obras, através de propostas em globalidade de visões para deleite e reflexão plural.

     Dá-se enfoque ao campo da Teoria das Artes e ao campo da Iconografia e da Iconologia como instrumentos operativos de base no âmbito da ciência histórico-artística, narrando o modo como foi posta em prática desde as experiências de Aby Warburg e Erwin Panofsky, passando por E. H. Gombrich, Meyer Schapiro, Gertrud Bing, Frances Yates, Michael Baxandall, David Freedberg, Didi-Huberman, Daniel Arasse, etc, até à Sociologia da Arte de Pierre Francastel e à análise marxista, de Theodor Adorno a Frédéric Antal e Nicos Hadjinicolaou, e à tradição mais recente de estudos de Antropologia artística de Hans Belting, e outros, sem esquecer Umberto Eco ou Arthur C. Danto, para reflectir sobre a operacionalidade do pensamento iconológico na análise de obras de arte.

     Estudam-se neste programa as essências e transcendências da imagem artística (as obras de arte) e dos seus tipos comportamentais -- trans-contextuais, trans-memoriais -- incluindo a análise de fenómenos de repulsa e fascínio – iconofilia, iconoclastia --, com exemplos antigos, medievais, modernos ou contemporâneos. Aborda-se, ainda, a Teoria da Arquitecturaq, e a prática da História da Arte à luz das suas bases de teorização, com enfoque nas correntes positivistas e formalistas, na Micro-História da Arte, na História Social da Arte e na contribuição do Marxismo, na Semiótica, no Feminismo e estudos de Género, e na História da Arte Total, com as suas visões  mais ou menos globalizantes.

     Um balanço necessário sobre o uso das novas metodologias pluri-disciplinares no campo da investigação em História da Arte, sem perder nunca a conceptualização analítico-descritiva e crítica dos fenómenos do mundo da criação que envolvem o facto artístico, segue, com naturalidade, os pontos de análise propostos em programa