Comerntários gerais e bib,liografia essencial.
27 Janeiro 2022, 11:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Objectivos gerais
O programa deste Seminário visa definir
os conceitos, fundamentos, objectivos maiores e também os limites da História
da Arte como ramo científico da Ciência das Humanidades. Daí a necessidade de estruturar
a sua base de teorização dos fenómenos criativos -- tanto de criação, como de
re-criação, de recepção e de fruição. Nem por isso o programa não deixará de
ser prático – i. e., convoca constantemente os alunos, os artistas e as obras,
através de propostas em globalidade de visões para deleite e reflexão plural.
Dá-se enfoque ao campo da Teoria das Artes e ao campo da Iconografia e
da Iconologia como instrumentos operativos de base no âmbito da ciência
histórico-artística, narrando o modo como foi posta em prática desde as
experiências de Aby Warburg e Erwin Panofsky, passando por E. H. Gombrich,
Meyer Schapiro, Gertrud Bing, Frances Yates, Michael Baxandall, David
Freedberg, Didi-Huberman, Daniel Arasse, etc, até à Sociologia da Arte de
Pierre Francastel e à análise marxista, de Theodor Adorno a Frédéric Antal e
Nicos Hadjinicolaou, e à tradição mais recente de estudos de Antropologia
artística de Hans Belting, e outros, sem esquecer Umberto Eco ou Arthur C.
Danto, para reflectir sobre a operacionalidade do pensamento iconológico na
análise de obras de arte.
Estudam-se neste programa as essências e transcendências da imagem
artística (as obras de arte) e dos
seus tipos comportamentais -- trans-contextuais,
trans-memoriais -- incluindo a análise de fenómenos de repulsa e fascínio –
iconofilia, iconoclastia --, com
exemplos antigos, medievais, modernos ou contemporâneos. Aborda-se, ainda, a
Teoria da Arquitecturaq, e a prática da História da Arte à luz das suas bases
de teorização, com enfoque nas correntes positivistas e formalistas, na
Micro-História da Arte, na História Social da Arte e na contribuição do
Marxismo, na Semiótica, no Feminismo e estudos de Género, e na História da Arte
Total, com as suas visões mais ou menos
globalizantes.