Historiar :  coordenadas de Tempo / Espaço

2 Março 2021, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A História  , investigação especializada   da acontecida  Acção Humana  enquanto   Temporalidade e Espacialidade , tem de precisar e de  objectivar os conceitos de  Tempo e de Espaço Históricos .  Sabe ,  que Tempo e Espaço fazem-se mutuamente : " ...nunca se observa um lugar sem ser num determinada instante ,nem um instante sem ser num determinado lugar ..." ( Minkowsky,1908) ou como diz Droysen ,1858/ 1868 : " ... o espaço e o tempo são correlativos... tudo o que se encontra no espaço encontra-se simultaneamente no tempo e vice-versa ...". O conhecimento histórico  de toda e qualquer acção e  actividade    humanas  faz-se , antes de mais , pelo Temporizar e Espacializar : " ... Temporização é também Temporalização, tornar-se tempo do espaço e tornar-se espaço do tempo..." ( J.Derrida, 1972 ).  

O Tempo é para o Historiar no século XXI a  Ordem e o  ordenamento   fenomenal da Sucessão e da Duração e o Espaço a Ordem e o ordenamento fenomenal  da Localização e da  Relação e estas ordens e ordenamentos fazem-se em mutua implicação. As categorias fundamentais do Tempo   são : Acontecimento, Situação, Época , Processo e as categorias fundamentais do Espaço são  Ponto , Linha, Área, Rede. O Acontecimento , " ... caso particular do possível ..." ( G. Bachelard, 1936 ) é  o  pontual sincrónico por excelência .Mas não existe Acontecimento no Vazio mas tão só em série / linha e um estado de duração média ou curta  de Acontecimentos em Relação é uma   Situação , um alargado sincrónico. Acontecimentos e Situações em séries históricas de regularidade e de tipologia formam Épocas / Períodos que são categorias de ordenamento  do Historiar que visam " ... tratar uma figura estrutural tanto quanto uma totalidade histórica ..." ( J. Derrida, 1979 ) . Uma Época é um Diacrónico de média ou longa duração,  uma área temporal. Acontecimentos, Situações,   Épocas,   tomadas em rede/ série da longa   ou  mais longa  duração secular ou milenar   formam Processos , processam acontecimentos .
Diferenciar ocorrências/ sucedidos  de acontecimentos   pois apenas com Traço/ Prova , directa ou indirecta, existem Acontecimentos Históricos  .Os traços   como    Semíoferos , coisas sem uso mas sobreviventes e com possibilidade   de significação  para a investigação