4 Março 2021, 17:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A partir das Ocorrências, da emergência de Sendos/Seres de Acção Humana na Vida/ Fluxo Temporal ,surgem possibilidades factuais para o Historiar. O Acontecimento Histórico como Semióforos investigados e conectados. A grande maioria das Ocorrências humanas dissipam-se. Integram a destruição informativa na passagem do Passado ao Presente. Apenas processos de transmissão / preservação de informação passado / presente , gravando algo de ocorrido com impacto/ efeito real, revestem as Ocorrências de Signo ( sinal passível de significação ).Esses tipos de Traço / Signo são Semióforos que recolhidos ,tratados ,organizados ,implicados, descritos, ( os/as denominados/as " Dados / Fontes " ) se tornam base e
Acontecimento Histórico ( passam de Significantes a Significado / Sentido ).
O Acontecimento como pontual sincronia e a
Situação como sitio ,linha ,estado relacional de Acontecimentos .A Situação como + sincronia e - diacronia .Séries tipológicas múltiplas de Acontecimentos e Situações são configurações temporais/espaciais de
Época . Áreas temporais de constantes e de variáveis tão diacrónicas quanto sincrónicas .
Os Processos , são Diacronias de Acontecimentos sequenciais relacionais. Sincronia e Diacronia como Uno Plural, Continuidade e Descontinuidade .
O postulado chave das
Ciências Históricas : " ..
. a separação entre passado ,presente e futuro é apenas uma ilusão se bem que persistente ..." ( A. Einstein, 1955 ). O Passado / o Anterior , o Presente / o Simultâneo, o Futuro / o Posterior como cone temporal de Sucessão e Coexistência, como Diferença em conexão, mistura ,fusão. É isso que permite a Compreensão em Astro- Física , Biologia Evolutiva, Paleontologia, Geologia ,Arqueologia, História, Sociologia Histórica.,etc.
Em diálogo com aluna .Complexas relações de fronteira, ,afinidade, diferença entre História e Literatura mas não, relações de identidade, unidade , " indiferença". Mesmo, correlações entre, por exemplo, História e Tragédia como vemos em Heródoto ,Sófocles, Ésquilo ou no romance histórico de Umberto Eco articulando Semiótica, História, Literatura. Mas , a História da Literatura / Sociologia Histórica da Literatura não é Literatura e muito menos a Literatura tal como a Teoria Literária da História não é História e muito menos a História.
Bibliografia mencionada :
Crosby,Alfred-
The Columbian Exchange, Westport, Greenwood Press,1972. e
Ecological Imperialism , Cambridge, C.U.Press,1984 .
Danto, Arthur -
Narration and Knowledge, N. York, Columbia U.Press, 1985 ( 1 ed. de
Analytical ,1965 ).
Ferrão, Mendes -
A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses ,Lisboa, C.F erreira, 2005 ( 1 edição, 1992 )
Greimas, A. J. -
Sémiotique des Sciences Sociales , Paris, Seuil, 1976.
,